26 dezembro, 2024

Le Monde

 


INVESTIGAÇÃO

ícone de assinanteQuem realmente foi Jesus de Nazaré? A busca sem fim pelo Jesus histórico

Deus encarnado, rabino, místico: quem realmente foi Jesus? Desde o início dos estudos críticos sobre os Evangelhos, centenas de pesquisadores tentaram ler entre as lendas para determinar os contornos históricos do fundador do cristianismo.

Leia o artigoícone ler artigo

O presidente da Rússia, Vladimir Putin (E), recebe o presidente da Síria, Bashar al-Assad, durante um comício na residência de Bocharov Ruchei. Sochi, Rússia, 21 de novembro de 2017. Foto de Mikhail Klimentyev/Russian Presidential Press and Information Office/Tass/ABACAPRESS.COM

LEITURA LONGA

ícone de assinanteBashar al-Assad, refugiado de Putin

Desde a queda de seu regime, o ditador sírio se juntou a familiares e parentes que já estavam na Rússia. Por anos, o clã Assad vem transferindo e investindo uma grande quantia de dinheiro em Moscou.

Leia o artigoícone ler artigo

Uma visão de drone mostra o local da queda de um avião de passageiros da Azerbaijan Airlines perto da cidade de Aktau, Cazaquistão, em 25 de dezembro de 2024. REUTERS/Azamat Sarsenbayev

Cazaquistão diz que 42 pessoas provavelmente morreram em acidente de avião da Azerbaijan Airlines

O Ministério de Emergências do Cazaquistão disse que 67 pessoas estavam a bordo da aeronave Embraer 190.

Leia o artigoícone ler artigo

ARQUIVO - Nesta combinação de fotos, o presidente Joe Biden, à esquerda, fala em 10 de agosto de 2023, em Salt Lake City, e o ex-presidente Donald Trump fala em 13 de junho de 2023, em Bedminster, NJ A sequência da eleição de 2020 está oficialmente definida, já que o presidente e seu antecessor imediato garantiram as indicações de seus partidos. Biden e Trump criaram um filme político que o país já viu antes — mesmo que a última versão tenha sido em preto e branco. (AP Photo, Arquivo)

Trump promete prosseguir com as execuções após Biden comutar a maior parte do corredor da morte federal

Historicamente, os presidentes não têm envolvimento em ditar ou recomendar as punições que os promotores federais buscam para os réus em casos criminais, embora Trump tenha buscado há muito tempo um controle mais direto sobre as operações do Departamento de Justiça.

Leia o artigoícone ler artigo

Veículos do exército israelense se movem na zona de proteção patrulhada pela ONU que separa as forças israelenses e sírias nas Colinas de Golã, perto da aldeia drusa de Majdal Shams nas Colinas de Golã anexadas a Israel em 21 de dezembro de 2024. (Foto de Jalaa MAREY / AFP)

NOTÍCIAS

ícone de assinanteIsrael quer duplicar a população das Colinas de Golã, ocupadas desde 1967

O governo israelense aprovou um plano de desenvolvimento no valor de quase € 10 milhões para incentivar a colonização deste território sírio, conquistado na guerra de 1967 e anexado em 1981.

Leia o artigoícone ler artigo

Castelo de Fontainebleau

SELEÇÃO

ícone de assinanteCinco castelos em Paris para visitar com a família durante a temporada festiva

Para atrair o público familiar, os castelos da região de Ile-de-France estão trabalhando horas extras em sua programação inventiva. É uma oportunidade de estender a alegria do Natal em um cenário majestoso.

Leia o artigoícone ler artigo


O primeiro-ministro francês, Francois Bayrou, chega para um comício com o ministro francês do Interior no centro de crise interministerial (Centre Interministeriel de Crise) no Ministério do Interior em Paris, em 23 de dezembro de 2024, após a passagem do ciclone Chido sobre o território francês de Mayotte, no Oceano Índico. JULIEN DE ROSA/Pool via REUTERS

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteNão há muita novidade sobre o governo de François Bayrou

Princesa Cheklal

Leia o artigoícone ler artigo

Jean-Christophe (centro), 58 anos, Arthur, 26 anos, e Octave Bonoron (esquerda), 21 anos, estão embrulhando uma árvore de Natal em uma máquina de filetagem. Essas árvores estarão prontas para venda pelo negócio de árvores de Natal da família Bonoron. 12 de outubro de 2024, Bonin, Nièvre.

RECURSO

ícone de assinanteNesta família, quatro gerações vivem das árvores de Natal

Solène L'Hénoret

Leia o artigoícone ler artigo

Moradores de Aleppo são fotografados correndo para comprar pão em uma fábrica de pães no oeste de Aleppo. Pessoas reclamam do alto preço do pão, em 23 de dezembro de 2024.

RECURSO

ícone de assinanteEm Aleppo, na Síria, apesar da queda de Assad, os moradores temem que o "veneno" da divisão persista

Nicolas Bourcier

Leia o artigoícone ler artigo

COLUNA

ícone de assinanteDesde as Olimpíadas, todo mundo quer um pedaço de Léon Marchand − Mick Jagger incluído

Elisabeth Pineau

Leia o artigoícone ler artigo

EDITORIAL

A aposta fracassada de François Bayrou

Leia o artigoícone ler artigo

ARTIGO DE OPINIÃO

ícone de assinanteAlexandra Roulet, Prêmio de Melhor Jovem Economista de 2024: 'Para que realmente servem os economistas?'

Alexandra Roulet

Leia o artigoícone ler artigo

Presidente sul-coreano destituído desafia convocação de Natal

O presidente Yoon Suk Yeol, um ex-promotor, também não compareceu a uma audiência para a qual foi convocado na quarta-feira passada, não explicando sua ausência. Yoon enfrenta impeachment e acusações criminais de insurreição, o que pode resultar em prisão perpétua ou até mesmo pena de morte.

Leia o artigoícone ler artigo

PERFIL

ícone de assinanteNa padaria Mamiche de Paris, Cécile Khayat e Victoria Effantin cozinham com um toque alegre

Desde 2017, a dupla dinâmica e cheia de talento vem assando pães, doces e sanduíches no coração de Paris. A chave para o sucesso deles? Produtos 100% caseiros vendidos em um ambiente alegre e acolhedor.

Leia o artigoícone ler artigo

SELEÇÃO

ícone de assinanteAs 15 melhores 'bûches' de Natal na França

Baunilha ou intensamente achocolatado, merengue ou sorvete, praliné ou fruta? Aqui estão nossas versões favoritas desta sobremesa essencial para as refeições de fim de ano.

Leia o artigoícone ler artigo

CARTA DE...

ícone de assinanteUma falta de confiança que passa despercebida entre a Polónia e a Ucrânia

Embora Varsóvia ainda seja a principal defensora de Kiev em suas aspirações de ingressar na União Europeia e na OTAN, nos bastidores as relações são tensas, principalmente em torno da memória do massacre de Volhynia.

Leia o artigoícone ler artigo

Quase duas dezenas de mortos em 24 horas em Moçambique após resultado eleitoral contestado

'236 atos de violência grave' foram relatados em todo o país, deixando pelo menos 25 pessoas feridas, incluindo 13 policiais, disse o Ministro do Interior Pascoal Ronda na terça-feira. Mais de 100 pessoas já morreram na violência pós-eleitoral sem precedentes após a reivindicação de vitória de Venâncio Mondlane contra o vencedor Daniel Chapo.

Leia o artigoícone ler artigo