24 fevereiro, 2013

Bar inaugurado em Valinhos faz homenagem a Adoniran Barbosa, que nasceu na cidade


Casa mistura visual moderno e 'memorabília', que faz referência ao universo do músico famoso
O valinhense Adoniran Barbosa é o que se chama "a cara de São Paulo". Com uma personalidade marcante que oscilava entre a irreverência e a ingenuidade, ele é tema e o homenageado na criação de um bar conceito em Valinhos, que recebe seu nome, "Adoniran", e resgata em sua decoração e paredes os valores culturais e a alegria do artista. A casa abre na primeira semana de junho, inicialmente apenas no período noturno. A família de Adoniran cedeu o direito de uso do nome do artista para os empreendedores. Na fachada, a assinatura do músico é a logomarca da casa.


No comando, duas mineiras, as irmãs Eleonora e Paula Chavasco. “O desafio de realizar um empreendimento-tributo a uma personalidade tão marcante em nossa cultura não foi fácil”, dizem. Elas optaram por idealizar um bar com estilo onde, além da recordação do grande artista, também resgatam sua simplicidade, irreverência e alegria num desafio de incluir tudo isso no mesmo lugar. Eleonora, que mora há mais de 10 anos em Valinhos e já comandou o Empório Goumert, disse que o bar pretende ser um local “dindonde nóis passemo dias feliz de nossas vida”....

Dentro de dois meses a casa passará a servir almoço e também vai oferecer música ao vivo algumas noites da semana, uma delas exclusiva ao jazz. A casa tem capacidade para 200 pessoas e funcionará das 17h30 às 24h30 de segunda à sábado, permanecendo fechada aos domingos.

Decoração e memorabília

O sorriso, o olhar maroto e as ideias de Adoniran estão presentes nas paredes, nas bolachas de chopp e até nas portas dos banheiros. Tudo faz reviver o artista. Um enorme painel de fundo vermelho traz uma foto estampada no centro de uma parede bem no fundo do bar, convivendo com personagens que foram importantes na sua história, inclusive os cães que o acompanharam por toda a carreira.

Várias faces do artista viraram caricaturas nas mãos de cartunistas para decorar a parede lateral. Do outro lado, estão os nomes de todas as músicas compostas ou interpretadas por ele, bem em frente a um conjunto de imagens que mostram diferentes fases da vida do artista, emolduradas pelos trilhos da linha férrea.

É essa linha que leva os frequentadores a uma viagem que parte da certidão de nascimento estrategicamente colocada em destaque, passando pelo ambiente do bar, onde encontramos um Adoniran sorridente a brindar os frequentadores com seu copo de chopp.
A viagem continua na parte superior com a observação de objetos que fizeram parte de seu cotidiano (bicicleta, barris de vinho entre outros que foram levantados em pesquisa) até chegar à estação de Jaçanã, depois de percorrer a Valinhos antiga, retratada nas décadas 50/60/70 pelo fotógrafo Haroldo Pazinatto. No meio do salão, uma mesa maior convida os frequentadores a revisitarem a “maloca”. São tantas referências ao artista, que automaticamente algumas músicas despertam na memória como os trechos de “Arnesto nos convidou...”, especialmente, depois de alguns chopps, com a ida ao banheiro que leva o nome de Arnesto para os rapazes e Dona Boa para as mulheres. A visita ao banheiro fica até mais divertida com versos estampados nas portas e paredes internas.
Cardápio
Inspirado na cozinha mineira, que valoriza uma comida simples, mas bem feita e saborosa, o cardápio de Adoniran será diversificado com belisquetes, sanduíches, caldos, saladas, grelhados e acepipes. A cozinha será comandada pelo jovem cheff Jayme Almeida Bolognani, formado em Gastronomia e hoje cursando pós-graduação em Empreendedorismo e Práticas Gastronômicas na Famesp de São Paulo. Ele trabalhará diante dos frequentadores, que poderão ver tudo o que acontece na cozinha através de grandes janelas de vidro.
Os acepipes (aperitivos diversos) ficarão no balcão para que os frequentadores possam montar sua seleção preferida. Os belisquetes, que no cardápio ocupam a seção chamada: “Ói Nós Aqui Traveis”, foram desenvolvidos com receitas próprias e batizados com nomes das músicas do mestre Adoniran. O bolinho de abóbora com carne seca, por exemplo, é “Engasga Gato”, enquanto o bolinho de feijoada é “Minha Nega” e o croquete de mortadela “Currupaco”, só para citar alguns, pois são mais de 20 opções.
No quesito sanduíches, a casa desenvolveu montagens em mini baguetes como o Samba Italiano (rosbife, provolone e azeitonas pretas com tomate fresco), Tiro ao Álvaro (calabresa, provolone e cebola frita), Saudosa Maloca (frango e queijo Palmira), entre outros 11 itens. E na seção “Já Tenho a Solução” estão os pratos para matar a fome, como grelhado com alho tostado e rúcula, macarrão com almôndegas e filé de franco com creme de milho.
Para bebidas, além das tradicionais, haverá vinhos, cervejas especiais e aperitivos próprios, como a batida maracujá com tangerina (bem equilibrada!) e saquê ou a refrescante jarra dos drinks Clericot ou Sangria. A casa servirá ainda “doçuras na colher” como cocada, brigadeiro, doce de abóbora e pudim de leite. Com toque bem mineiro das proprietárias.
O Adoniran Bar será gerenciado pelo paraibano Ademar Ferreira, que trabalhou por vários anos com o empresário carioca Ricardo Amaral e acumulou uma sólida experiência hoteleira no Rio de Janeiro (Sheraton, Copacabana Palace, Meridian). Nos últimos dois anos, morando em Campinas, se dedicou a trabalhos na Casa Rio, Bellini / Kinday e The Royal Palm Plaza.

Serviço:

Adoniran Bar. Rua Francisco Glicério, 1833 (ao lado do Shopping Valinhos). (19) 3327-9930

Funcionamento: a partir do dia 4 de junho, das 17h30 às 24h30, de segunda à sábado. Fechado aos domingos

http://www.campinas.com.br/gastronomia/2012/05/bar-inaugurado-em-valinhos-faz-homenagem-a-adoniran-barbosa-que-nasceu-na-cidade