É provável que você tenha aberto este boletim informativo enquanto aproveitava a Semana Santa. Embora alguns de vocês ainda tenham alguns dias antes de começar suas primeiras férias do ano. Seja qual for o caso, é sempre uma boa ideia reservar alguns minutos para dar uma olhada nos tópicos mais notáveis publicados no Mamas&Papas nas últimas duas semanas ; Há artigos interessantes para todos os membros da família.
O primeiro a ser destacado tem a ver justamente com a leitura, e as dificuldades que os alunos têm em manter a atenção na leitura de um livro devido à forma como consomem informações nas redes sociais. Esta é a opinião da escritora Beatriz Giménez de Ory , vencedora do Prêmio Nacional de Literatura Infantil e Juvenil 2021. "Os adolescentes mudaram de 'não gosto de ler' para 'não consigo, é muito longo'", afirmou ela na entrevista a Rocío Campos Ramírez. A professora também acredita que é necessário redirecionar algumas leituras que podem dar uma visão distorcida da realidade.
Uma questão completamente diferente é a abordada em seu artigo de opinião por Rocío Núñez Calonge: Por que o anonimato dos doadores de gametas deve ser mantido , é o título do texto. Em resposta a esse debate, a doutora em Biologia, mestre em Bioética, especialista em reprodução assistida e coordenadora do Grupo de Ética e Boas Práticas Clínicas da Sociedade Espanhola de Fertilidade, afirma que o conflito moral surge na hora de determinar qual é a melhor opção, o anonimato ou não, sem levar em conta todos os valores que poderiam ser prejudicados pela escolha de um dos extremos, e não apenas aqueles que poderiam afetar os descendentes desses doadores. Muitos pais com crianças pequenas sob seus cuidados sentem, às vezes, como se estivessem vivenciando a experiência em uma névoa mental, com seus cérebros lutando para sobreviver à falta de sono, à solidão, à tensão mental, à incapacidade de trabalhar ou dormir e ao estresse associado. Alguns até se perguntam se toda essa perda de sono, todo esse fardo e todo esse estresse não terão consequências no futuro. A resposta, de acordo com as evidências científicas mais recentes, é que todos os déficits aparentes da experiência parental associados à saúde e à qualidade de vida não parecem prejudicar o cérebro. Na verdade, é bem o oposto. Em seu artigo, Adrián Cordellat detalha como ter um filho mantém os cérebros das mães e dos pais mais jovens (e quanto mais filhos, melhor).
Apesar de todas as dificuldades do dia a dia, é importante não esquecer o humor. E é a partir dessa perspectiva que Martín Piñol se propôs a escrever uma lista de 15 frases que nos foram ditas quando éramos crianças e que deveriam ser banidas da nossa educação . Dê uma olhada, você certamente vai pensar em mais!
Este é apenas um breve resumo das últimas duas semanas. Como sempre, você encontrará muito mais conteúdo no site Mamas&Papas .
|