Fernanda Torres fez história na madrugada desta segunda-feira ao se tornar a primeira atriz brasileira a receber o Globo de Ouro, um dos mais importantes prêmios do cinema internacional, concedido pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood. Ela conquistou a estatueta de melhor atriz em drama pelo papel de Eunice Paiva em Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, que perdeu para Emilia Pérez, do francês Jacques Audiard, a disputa de melhor filme em língua não inglesa. Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, o longa conta a história da luta da esposa do ex-deputado Rubens Paiva após a prisão e assassinato do marido pelos militares durante a ditadura. Fernanda dedicou o prêmio à mãe, Fernanda Montenegro, indicada em 1999 por Central do Brasil. “Vocês não têm ideia... Ela estava aqui há 25 anos. Isso é uma prova de que a arte persiste através da vida, mesmo em momentos difíceis, como os que Eunice Paiva viveu.” (g1) Em seu discurso improvisado, ela se mostrou surpresa com a estatueta por ter sido um ano incrível para atrizes que admira muito, e agradeceu ao diretor Walter Salles (“meu parceiro, meu amigo”), ao seu marido, Andrucha Waddington, ao ator Selton Mello e aos filhos. Assista na íntegra. (CBN) Brasileiros anônimos e famosos vibraram pela atriz nas redes sociais. Do presidente Lula ao ex-BBB Gil do Vigor, passando por artistas como Marisa Monte e Taís Araújo, muitos fãs e amigos postaram mensagens emocionadas. E uma das reações que viralizou foi de Fernanda Montenegro assistindo à vitória da filha pela televisão. (UOL e Globo) A atuação de Fernanda vem encantando crítica e público desde sua aclamação no Festival de Veneza, coroando uma carreira marcada pela versatilidade e detalhada em uma matéria especial da Edição de Sábado do Meio que abrimos aqui para todos os assinantes. Já Marcelo Rubens Paiva falou sobre seu livro, o filme e sua própria trajetória no Conversas com o Meio. Vale a pena conferir. (Meio) De volta ao Globo de Ouro... Emilia Pérez foi o grande vencedor, levando também as premiações de melhor filme em comédia, melhor atriz coadjuvante (Zoe Saldaña) e canção original, El Mal. Na TV, foi a noite da série Shogun – A Gloriosa Saga do Japão (Disney+), que levou os quatro prêmios a que foi indicada (série dramática, melhor ator, melhor atriz e melhor ator coadjuvante). (Variety) Um dos momentos mais emocionantes da noite foi o discurso de Demi Moore ao agradecer pela estatueta de melhor atriz em musical ou comédia por A Substância. Aos 62 anos, ela recebeu o primeiro prêmio de sua carreira lembrando ter ouvido de um produtor que era “uma atriz de filmes-pipoca”. “Aquilo me corroeu por muito tempo, a ponto de eu pensar que talvez fosse isso mesmo.” Tudo mudou ao receber o roteiro de A Substância. “O universo me disse: você não está acabada”, contou. (CNN) Veja a lista completa de indicados e vencedores, e também os looks no tapete vermelho. (Golden Globe e Vogue)
“Não é minha!”, exclamou o cantor Dalto, após seu perfil e os de outros artistas da MPB, como Emilio Santiago e Fagner, serem invadidos no Spotify com faixas instrumentais misteriosas. Algumas aparecem como lançamentos recentes, até de nomes já falecidos, como Jair Rodrigues e Angela Maria. Com capas genéricas e gravadoras inexistentes, o caso levanta dúvidas sobre a segurança da plataforma e a veracidade das novidades. Dalto, famoso pelo sucesso Muito Estranho, negou a autoria de Arrasta, atribuída a ele. O Spotify ainda não comentou o ocorrido. (Globo)
A Anthropic fez um acordo para encerrar um processo sobre violação de direitos autorais movido contra seu modelo de IA, o Claude, acusado de supostamente distribuir letras de músicas protegidas. A juíza distrital dos EUA Eumi Lee estabeleceu que a companhia deve aplicar as proteções existentes no treinamento de futuros modelos de IA e estabelecer um mecanismo para que as editoras musicais intervenham quando houver suspeita de violação de direitos autorais. De acordo com a ação movida por empresas como Universal Music Group, ABKCO e Concord Music Group em outubro de 2023, o Claude teria sido treinado com letras de pelo menos 500 músicas protegidas. O chatbot de IA teria fornecido “todas ou partes significativas” de letras que incluem Halo de Beyoncé, Uptown Funk de Mark Ronson e Moves Like Jagger do Maroon 5. (The Verge) |