01 novembro, 2024

UOL | Boletins

 

Silhueta do presidente Lula e bandeira do Brasil publicadas pelo regime da Venezuela
Silhueta do presidente Lula e bandeira do Brasil publicadas pelo regime da Venezuela
Reprodução/pnbvzla no Instagram
 
  
Ao lidar com Maduro, Brasil vira o adulto na sala
 
Rodrigo Barradas

"O governo brasileiro constata com surpresa o tom ofensivo adotado por manifestações de autoridades venezuelanas em relação ao Brasil e aos seus símbolos nacionais. A opção por ataques pessoais e escaladas retóricas, em substituição aos canais políticos e diplomáticos, não corresponde à forma respeitosa com que o governo brasileiro trata a Venezuela e o seu povo". Assim o Itamaraty respondeu ao ataque grosseiro do governo de Maduro a Lula. Lembrou também o papel que o Brasil desempenhou como testemunha nos Acordos de Barbados, que buscavam assegurar lisura na eleição do país vizinho e que o ditador, ao fraudar o pleito, mandou às favas.

"Essa nota do Brasil foi extremamente polida", comenta Leonardo Sakamoto no UOL News. "Não atacou nem xingou o Maduro. Que é exatamente o que o Maduro queria. O Maduro adoraria uma resposta do mesmo tom para poder fazer essa escalada".

Josias de Souza arremata: "Foi como se Lula, valendo-se da intermediação do Itamaraty, devolvesse a Maduro o conselho que recebeu dele meses atrás. O que o governo brasileiro disse ao ditador, com outras palavras. foi mais ou menos o seguinte: 'Se Maduro não está satisfeito com a moderação do Brasil, que tome chá de camomila'".



O pai, a mãe, a filha e a irmã de Marielle Franco, a ministra Anielle Franco, no final do julgamento
O pai, a mãe, a filha e a irmã de Marielle Franco, a ministra Anielle Franco, no final do julgamento
Pablo Porciuncula / AFP
 
  
Lessa e Queiroz são condenados pelas mortes de Marielle Franco e Anderson
Carolina Juliano

Lessa é condenado a 78 anos de prisão, e Queiroz a 59 anos. Após mais de seis anos de investigações, os ex-policiais Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz foram condenados ontem pelos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, ocorridos em março de 2018 no Rio de Janeiro. Como os dois fizeram acordo de delação premiada, eles não devem cumprir toda a sentença. O acordo de Lessa prevê o cumprimento de pena em regime fechado até março de 2037 — 18 anos na cadeia contados a partir da data da prisão, em 2019. O de Queiroz não é de conhecimento público. Além das penas de prisão, os dois foram condenados a pagar indenizações para familiares das vítimas. Lessa foi o autor dos disparos que mataram Marielle e Anderson e Queiroz o motorista que o levou. Saiba como foi o julgamento.

Lula apresenta PEC da Segurança que dá mais poder à Polícia Federal. A Proposta de Emenda Constitucional foi elaborada pelo Ministério da Justiça para combater organizações criminosas e o presidente apresentou a proposta aos governadores dos estados. O governo federal quer criar um pacto nacional entre União e estados e propõe a integração dos sistemas de segurança e equiparação das polícias nacionais e estaduais, com criação de uma força ostensiva, equivalente à Polícia Militar, nacionalmente. O texto também dá mais poder à Polícia Federal e defende que ela atue em todo o país como uma polícia judiciária, a PRF também teria poder ostensivoEntenda a proposta.

Corinthians perde para o Racing e fica fora da final da Sul-Americana. O time argentino venceu o jogo de ontem por 2 a 1 e vai decidir o título com o Cruzeiro, do goleiro Cássio, em uma decisão continental que ocorre depois de 32 anos. Yuri Alberto inaugurou o placar, marcando para o Timão, mas Quintero virou em três minutos, sendo um gol de pênalti. A final da Sul-Americana terá Brasil x Argentina depois de sete anos. Em 2017, o Independiente derrubou o Flamengo. O jogo do título será dia 23 de novembro, em Assunção, no Paraguai. Saiba como foi a partida.

Lira diz que PT pediu vaga no TCU para apoiar Hugo Motta. Em entrevista à Folha, o atual presidente da Câmara afirmou que foi fechado um acordo para que o partido indique um representante a uma vaga no Tribunal de Contas da União durante as negociações por apoio à candidatura do deputado do Republicanos-PB à presidência da Casa. Com a aposentadoria de dois ministros do tribunal, duas vagas serão abertas até 2027, e a indicação de novos nomes em troca do apoio entrou nas negociações porque, segundo Lira, o PT reclamou que politicamente nunca teve um representante no TCU. Leia a entrevista.

Desemprego no 3º trimestre cai para a menor taxa em 12 anos. O índice de desocupação caiu para 6,4% no trimestre encerrado em setembro, a menor taxa para o período desde o início da série histórica da Pnad Contínua do IBGE em 2012. Segundo os dados, 7 milhões de pessoas ainda buscam trabalho, menor número desde janeiro de 2015. Em 2023, eram 8,3 milhões no terceiro trimestre. O número de ocupados subiu para 103 milhões, com destaque para os setores da indústria e do comércio. O setor privado registrou o recorde de 53,3 milhões de funcionários. Veja os números.

Polícia da Venezuela faz postagem com silhueta de Lula e ameaça. A Polícia Nacional Bolivariana, controlada pelo chavismo, publicou em suas redes sociais uma imagem que mostra a silhueta do presidente e a bandeira brasileira acompanhada da mensagem de que Caracas "não aceita chantagens de ninguém". Na imagem ainda há a hashtag "Quem mexe com a Venezuela se dá mal". A relação entre Venezuela e Brasil se desgastou após a eleição presidencial de julho, na qual Maduro foi declarado vencedor em meio a denúncias de fraude, e piorou após o veto brasileiro ao ingresso do país como parceiro do Brics. Segundo a colunista do UOL Carla Araújo, a postagem foi recebida com indignação no Palácio do Planalto e no Itamaraty e auxiliares de Lula avaliam que responder pode agravar ainda mais a situação.

CHIP SOMODEVILLA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
 
  
Sem evidências, Trump fala em 'trapaça'; republicano responsável pela votação nega


Donald Trump e seus aliados subiram o tom do questionamento, sem evidências, da votação para presidente dos EUA a menos de uma semana da eleição de terça. "Pegamos eles trapaceando feio na Pensilvânia", disse Trump em suas redes sociais, em referência a vídeos que circulam na internet que mostrariam supostas fraudes na votação antecipada.

As alegações foram negadas pelo secretário de estado da Pensilvânia, o republicano Al Schmidt. A campanha de Kamala Harris acusou o ex-presidente de "semear dúvidas sobre nossas eleições e instituições" por medo de perder.

Aiatolá sobe o tom

O chefe do gabinete do aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, disse que a resposta do país ao ataque de Israel realizado no final de semana será "implacável". "A recente ação do regime sionista foi um ato desesperado, a República Islâmica do Irã fará com que Israel se arrependa", disse Mohammad Golpayegani, em declaração distribuída pela agência de notícias Tasnim.

Foi o primeiro comentário do gabinete de Khamenei sobre o bombardeio. Hoje, o preço do petróleo subiu em resposta à ameaça de escalada. O governo do Irã já havia se pronunciado, em termos mais amenos, dizendo que iria retaliar, mas que não queria a guerra.

Maduro x Lula

O perfil da Polícia Nacional Bolivariana nas redes sociais publicou uma imagem da silhueta do que parece ser o presidente Lula, com a bandeira brasileira ao fundo e a mensagem "quem mexe com a Venezuela se dá mal". A publicação marca o líder chavista Diosdado Cabello, ministro do Interior.

A iniciativa é mais um passo na escalada da crise política entre Maduro e Lula, que teve início com o não reconhecimento pelo Brasil do resultado da eleição presidencial venezuelana e se agravou nas últimas semanas, depois do veto brasileiro à entrada do país vizinho no Brics.

Catástrofe na Espanha

O número de mortos na Espanha pelas inundações de terça-feira subiu para 158. A expectativa das autoridades é que a contagem continue crescendo. "Tivemos dez mortes, mas podemos chegar a cem", disse Amparo Fort, prefeita de Chiva, mencionando o temor de que haja corpos nos carros submersos pelas águas.

Hoje, o governo espanhol anunciou o envio de mais 500 soldados para ajudar nos resgates e na busca de desaparecidos. Eles vão se juntar aos 1.200 que já estão na região. Ainda há risco de mais inundações. Nesta sexta, o governo emitiu um alerta vermelho para a região sudoeste do país, na fronteira com Portugal, onde esperava-se 140 mm de chuva em um período de poucas horas.

Mulher com a face pintada em comemoração do Dia dos Mortos, em Monterrey, no México
Imagem: Julio Cesar Aguilar/AFP

ChatGPT encara o Google

A OpenIA, empresa por trás do ChatGPT, anunciou que lançará um mecanismo de busca, que concorrerá com o Google. O serviço será oferecido como uma extensão do programa de inteligência artificial e oferecerá respostas com base em informações coletadas na internet em tempo real.

Com o serviço, "será possível obter respostas de forma rápida e oportuna, com links para fontes relevantes na web", de acordo com um post no blog da empresa. Entre os principais financiadores da OpenAi está a Microsoft.

Deu no Financial Times

Coreia do Sul avalia envio de armas para a Ucrânia. A medida, em análise em Seul, seria uma resposta ao maior engajamento da Coreia do Norte no conflito, ao lado da Rússia. Até agora, a Coreia do Sul tem fornecido apenas equipamentos defensivos para a Ucrânia.

Ontem, o secretário de Estado americano, Antony Blinken, afirmou que oito mil soldados norte-coreanos já estão no front, prontos para participar dos confrontos entre russos e ucranianos. E hoje, a ministra das Relações Exteriores norte-coreana, Choe Son Hui, disse em Moscou que seu país estará ao lado dos "camaradas russos até o dia da vitória". Leia mais.

Fila de desempregados em busca de emprego no Harlem, em Nova York
Fila de desempregados em busca de emprego no Harlem, em Nova York
Jamil Chade/UOL
 
  
Payroll nos EUA é o grande destaque do dia; veja o que mais move o mercado hoje
Diogo Rodriguez

Bom dia, investidores,

Veja quais são os destaques desta sexta (1º):

  • Estados Unidos divulgam o payroll de setembro
  • IBGE publica dados da produção industrial de setembro no Brasil
  • Temporada de Balanços continua nos EUA e Brasil

Estados Unidos divulgam o payroll de setembro

  • Hoje (1), todas as atenções no mercado estão voltadas para o relatório de empregos dos EUA, o payroll, que trará dados cruciais sobre a criação de vagas de trabalho no país.
  • Esse é o último indicador econômico relevante antes da próxima reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto, do Fed (Federal Reserve), onde as direções futuras para a política de juros serão debatidas.
  • O desempenho do mercado de trabalho poderá influenciar as decisões do Fed, especialmente em relação à continuidade do ciclo de aperto monetário.

IBGE publica dados da produção industrial de setembro no Brasil

  • No cenário doméstico, o IBGE apresenta nesta sexta-feira a Pesquisa Industrial Mensal, que fornecerá uma análise detalhada sobre o desempenho do setor industrial no Brasil.
  • Em agosto, a produção industrial nacional registrou um leve crescimento de 0,1% em relação a julho, com ajuste sazonal. O setor havia mostrado uma queda de 1,4% em julho, após um avanço de 4,4% em junho.

Temporada de Balanços continua nos EUA e Brasil

  • A safra de resultados continua a movimentar o mercado. No Brasil, empresas como CCR (CCRO3), Carrefour Brasil (CFRB3) e Marcopolo (POMO4) apresentarão seus números trimestrais, oferecendo uma visão sobre o desempenho em setores como infraestrutura, varejo e indústria automotiva.
  • Nos Estados Unidos, o setor de energia ganha destaque com os balanços de Chevron e Exxon Mobil, duas das maiores empresas de petróleo do mundo.

Veja o fechamento de dólar e Bolsa na quinta (31):

  • Dólar: 0,30%, a R$ 5,7815.
  • B3 (Ibovespa): -0,71%, aos 129.713,33 pontos.

Queremos ouvir você

Tem alguma dúvida ou sugestão sobre investimentos? Mande sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.

Cidad3: Imprensa Livre!!!