29 novembro, 2024

Observatório da Imprensa

Brasil: direitos humanos são coisas do passado

 

📰 Artigos da semana

Olá, assinante do OI!

🌐 Com a ascensão da extrema direita, os grandes meios de comunicação enfrentam um dilema: como se reinventar em um mundo digital em constante mudança? Carlos Castilho analisa como o jornalismo local pode ser a chave para a sobrevivência dos veículos tradicionais.

📣 Violência contra a mulher. Em 2023, mais de 85 mil mulheres foram vítimas de feminicídio no mundo. Andressa Oliveira discute o papel do jornalismo no combate à violência de gênero, promovendo a informação correta e evitando o sensacionalismo.

🇺🇳 Rui Martins reflete sobre a abstenção do Brasil em uma votação crucial na ONU, relembrando a importância das pressões internacionais no fim da ditadura e os impactos para os direitos humanos no país.

🧠 Após o atentado a bomba em Brasília, Diogo Comitre e Ana Carolina Diniz Rosa Comitre analisam a relação entre saúde mental e extremismo político, e a urgência de punição para atos golpistas.

📖 Conheça o livro O Olho de Deus: Ensaios sobre Mídia, Política e Cultura, de José Isaías Venera, que reúne artigos sobre mídia, política e cultura. Disponível para download no Observatório da Imprensa.

🇲🇽 Jean Jacques Kourliandsky revisita o caso Ayotzinapa no México, contando sobre os protestos que marcaram os 10 anos de luta por justiça pelos 43 estudantes desaparecidos.

🤖 A IA está transformando o jornalismo, mas também levanta questões éticas sobre transparência no seu uso. Kalianny Bezerra, pesquisadora do objETHOS, discute esses dilemas.

⚖️ Carlos Wagner escreve sobre um momento raro na história da disputa política. A tentativa de golpe no Brasil está sendo tratada como um caso judicial, não mais como crise política.

Acesse os textos completos no Observatório da Imprensa e boa leitura!


📚 Curadoria

Projeto Mais Pelo Jornalismo vai ajudar portais de notícias. I´Max.

O impacto das redes sociais no consumo de notícias. Intersect.

Evento em São Paulo marca 10 anos de rede latino-americana de checadores de fatos. Estadão, por Gabriel Belic.

Nova iniciativa protege jornalistas que fazem cobertura climática. ICJ, por Sherry Ricchiardi.

Quem sustenta o jornalismo? IELA - UFSC, por Miriam Santini.

Veja nossa curadoria completa no Observatório da Imprensa.


⚠️ Aos leitores

Os artigos publicados no Observatório da Imprensa não refletem necessariamente a opinião do Observatório da Imprensa, já que somos um fórum de opiniões. Procuramos publicar os textos recebidos como parte de nosso compromisso com a diversificação das fontes de informação. Como ninguém é dono da verdade, a melhor forma de buscar a objetividade é através do contato com perspectivas e opiniões diferenciadas, o que nos permite neutralizar o discurso do ódio e da intolerância.


📣 Colabore com o Observatório

O Observatório da Imprensa recebe, seleciona e publica contribuições de jornalistas, pesquisadores, profissionais e estudantes sobre temas de crítica de mídia e jornalismo.

Veja aqui como colaborar


👁️ Sobre o Observatório

Observatório da Imprensa é um veículo jornalístico de crítica de mídia mantido pelo Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo, fundado em 1996 pelo jornalista Alberto Dines (1932-2018), com projeto original do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Obrigado por ler o Observatório da Imprensa. Esta publicação é pública, então sinta-se à vontade para compartilhá-la.

Compartilhar