29 novembro, 2024

ICL Notícias

 

Sexta-feira, 29 de novembro de 2024


DESTAQUE


SABOTADOR DO BRASIL

Presidente do BC nada faz contra especulação

A pressão do “mercado” sobre o governo para que faça corte de gastos em recursos voltados para as parcelas mais pobres da população atingiu seu ponto máximo nos últimos dias, com um ataque especulativo que fez o dólar chegar à cotação da história. Diante disso, esperava-se que o Banco Central atuasse contra a alta, como sempre faz. A instituição comandada por Roberto Campos Neto nada fez.


Diante do anúncio dos cortes, feito em rede nacional pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a especulação, ao invés de arrefecer, se intensificou. O Banco Central continua sem agir. [...]


>> Ler matéria completa [...]

NOTÍCIAS DO DIA

COLUNA ICL


PEC do estuprador é sentença de morte para a vítima

As políticas públicas deveriam respeitar a autonomia das mulheres sobre seus corpos


A aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que proíbe o aborto no Brasil na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) é a tradução da política brasileira sendo feita em cima de corpos femininos.


Hoje, a legislação já autoriza o aborto em três situações. Quando a gestação traz risco de morte à mulher, nos casos em que o feto não tem cérebro (anencéfalo) e quando a gravidez é decorrente de estupro. A votação na CCJ é, portanto, um retrocesso em direitos já garantidos.


A tramitação da proposta ainda passa por aprovações no plenário da Câmara e do Senado. Independente do caminho, a pergunta é: qual o interesse numa pauta que pode deixar a lei brasileira tão dura quanto países como o Afeganistão, notoriamente conhecido pelas violações aos direitos femininos? [...]


Trecho da Coluna ICL Notícias por Vivian Mesquita  >>Leia coluna completa [...]

Fale conosco: redacao@icl.com.br