Caro leitor,
Sou Dani García, diretora da ICON. Há algumas semanas estive em Antuérpia numa missão especial: visitar o castelo onde vivem a lenda do design de interiores Axel Vervoordt e a sua esposa, May, para fazer a matéria de capa da nova edição da ICON Design (nas bancas desde o passado sábado). ). Esta revista é a nossa dose semestral de lugares para sonhar, e Antuérpia foi uma experiência. Antiquário de formação e autor de espaços magníficos com toque religioso, Vervoordt recebeu o fotógrafo e a mim numa manhã de setembro: quando entramos em sua biblioteca, o encontramos falando ao telefone com a perna levantada por causa de uma lesão no tornozelo (ainda havia rampas nos corredores para superar os desníveis). O belga deixou-nos percorrer o castelo e descobrir quartos de estilo veneziano, romano ou japonês. Também atravessámos o fosso com os seus dois cisnes e percorremos os jardins, onde, numa curva, Vervoordt construiu para si um pavilhão algures entre a humilde casa de chá e uma cabana bastante sofisticada.
O facto é que, quase antes de ter dito uma palavra, Axel Vervoordt já nos tinha dado uma porção completa de imagens idílicas, e uma lição magistral sobre como integrar mobiliário, uma colecção de arte e coisas diversas num pacote que não é avassalador. O dilema, para um homem com tanto respeito pelos edifícios históricos, era como perder o respeito por um castelo do século XII. Como fazer com que contenha o que você quer, ou o que você precisa, e não apenas o que corresponde em teoria. Eu sei que poucos têm a oportunidade de considerar dilemas como estes, mas Vervoordt ainda está certo. “Você não pode viver como vivia no século 16”, ele me disse em determinado momento da entrevista. Ele leva seu trabalho muito a sério e não gostou quando lhe perguntei se não havia algo de fantasia em seus projetos mais conhecidos, como aquela casa de Kim Kardashian e Kanye West que West descreveu como "um templo belga do futuro." Vervoordt lida com antiguidades desde os 12 anos e evita qualquer leitura frívola. As casas que cria, para ele, são mais do que decoração: são a expressão da sua fé de que o espaço, os objetos e as proporções são elementos fundamentais de uma vida bem vivida. Não é a épica, mas sim a pátina, o fio condutor da nova edição da ICON Design. Espaços experientes como Il Giardinetto, o mágico restaurante de Barcelona que Federico Correa e Alfonso Milá projetaram como se fosse apenas isso, um pequeno jardim, um pequeno jardim há 50 anos (você pode ler a reportagem completa neste sábado no site ICON Design ) . A boa notícia é que o Il Giardinetto está são e salvo nas mãos dos três filhos do seu fundador, Leopoldo Pomés, e por isso permanece intacto: um verdadeiro milagre nesta época marcada pelo rolo compressor da turistificação . A melhor notícia é que ainda é um lugar para comer o en panet ou a massa que a mãe de Ricardo Bofill preparava; um restaurante com pouca iluminação agora que os estabelecimentos barulhentos e excessivamente iluminados desapareceram (não sou só eu que estou dizendo, Mariah Carey também deixou claro recentemente em um apelo firme, que estou disposto a assinar, contra a iluminação suspensa em restaurantes e nos elevadores ) . Em suma, um paraíso.
O paraíso é muitas coisas, é claro. O mesmo acontece com a casa do designer parisiense Yorgo Tloupas. Estamos falando de um pedaço de bolo de três andares, com apenas 26 metros quadrados cada, projetado pelo BUMP Studio em 2015. Um projeto que ainda hoje é válido, embora o arquiteto tenha fechado o escritório e agora se dedique à panificação (há uma história mais agora do que isso?). Tloupas merece alguma atenção, porque a sua casa não é apenas uma casa. É cenário para os belos móveis esculturais e funcionais que seu pai, o artista grego Philolaos, fez . Philolaos é um nome cult que, muito merecidamente, começou a ressurgir recentemente em galerias de Paris e Nova York (uma de suas cadeiras de metal está em primeiro plano na foto). Se você encontrar uma de suas peças e tiver condições de comprá-la, não hesite. Mas lembre-se que você viu isso primeiro na ICON Design.
|