31 março, 2015

1984, Meu Destino é Pecar.

Meu Destino É Pecar foi uma adaptação do folhetim homônimo escrito por Nelson Rodrigues, sob o pseudônimo de Suzana Flag, para O Jornal, publicação dos Diários Associados.

O fio condutor da história é a trama de Helena, chamada por todos de Leninha (Lucélia Santos). No primeiro capítulo da minissérie, Leninha, recém-casada com Paulo (Tarcísio Meira), parte para a fazenda do marido no interior do Rio de Janeiro. Ao longo da viagem, ela demonstra toda sua insatisfação por estar casada com um homem que não ama. Na fazenda, a viúva Consuelo (Nathalia Timberg) prepara-se para receber o filho e a nora, que ainda não conhece, ao lado da fiel empregada Nana (Cléa Simões).

Leninha fora obrigada pelo pai, Dílson (Ivan Cândido), e pela madrasta, Clara (Nicette Bruno), a se casar com Paulo. Os dois fizeram um acordo financeiro com o jovem e rico rapaz, contra a vontade de Leninha. Ela, por sua vez, se recusa a dormir com o marido, de quem sente asco. O drama de Leninha se complica ainda mais quando conhece Mauricio (Marcos Paulo), seu cunhado. A jovem se apaixona perdidamente por ele e passa a viver um grande conflito interior: as regras sociais e morais lhe impõem um comportamento de boa esposa, fiel e companheira, mas seus desejos falam mais alto, levando-a a pecar. Ela reluta, mas não consegue evitar o desejo que sente por Maurício; desejo que é recíproco.

Quem não gosta nada de ver o envolvimento de Leninha e Maurício é Consuelo, que passa a hostilizar a nora. Ao longo da trama, acompanhamos o sofrimento e as relações entre os personagens do triângulo amoroso. Paulo descobre a paixão entre seu irmão e sua mulher e passa a odiar Maurício. No final da trama, no entanto, depois de muito conflito, Leninha decide ficar com o marido, para desespero de Maurício. Ela opta por ser uma esposa dedicada e fiel e abandona de vez o amante. No último capítulo da minissérie, Leninha e Paulo, felizes, comunicam que terão um filho, deixando todos comovidos com a notícia, até mesmo Consuelo, que perdoa a nora. Depois de muito sofrimento por ter sido abandonado, Maurício se recupera da dor pela perda de seu grande amor nos braços de Regina (Maria Zilda Bethlem).

Outro casal importante para o desenrolar da história é formado por Marcelo (Osmar Prado) e Lídia (Ester Góes). Ele é um artista plástico desiludido, filho de Miguel Santa Rita (Dionísio Azevedo), proprietário da fazenda Margarida. Ela é uma mulher solitária, sobrinha de Consuelo, dona da fazenda Santa Maria. Há muitos anos, as duas famílias de fazendeiros são rivais. O amor entre Marcelo e Lídia acaba mudando inteiramente a vida dos dois e apaziguando as relações entre todos.

Todo o drama é narrado por um personagem invisível, a voz de Paulo César Pereio, que tem a função de revelar a intimidade de cada integrante da trama. A idéia, inovadora, foi criada pelos autores para que pudessem ser inseridos, ao longo da narrativa, os comentários feitos por Nelson Rodrigues.

Embora o folhetim tenha sido escrito na década de 1940, os preconceitos ali representados ainda tinham validade no período em que a minissérie foi exibida. Por isso, não é definida a época em que se passa a história.

Curiosidades

Embora o folhetim tenha sido escrito na década de 1940, os temas abordados eram considerados atuais no período em que a minissérie foi exibida. Por isso, não foi definida a época em que se passa a história.

Paulo César Pereio foi o narrador da trama, que tinha como função revelar a intimidade de cada personagem. A ideia, inovadora, foi criada pelos autores para que pudessem ser inseridos, ao longo da história, os comentários feitos por Nelson Rodrigues.

Antes de participar da minissérie, a atriz Lucélia Santos fez grande sucesso no cinema, interpretando personagens de Nelson Rodrigues nos filmes Engraçadinha, de Haroldo Marinho Barbosa, Bonitinha mas Ordinária e Álbum de Família, de Braz Chediak.

Imagens







Elenco

Abrahão Farc – Saul
Ado Cerqueira – Garçom
Antônio Pitanga – Dioclésio
Arminda Amorim – Fofoqueira
Betina Weismann – Prostituta
Carmem Moneghal – Aurélia
Cláudio Rios – Organista
Cléa Simões – Nana
Deborah Evelyn – Arlete/Netinha
Dionísio Azevedo – Miguel
Ester Góes – Lídia
Fátima Resende
Fernando Cavalcanti – Barman
Francisco Milani – Aprígio
Gilson Moura – Argemiro
Gilson Siqueira – Capanga
Hélio Guerra – Tião
Ileana Saksa – Beata Lili
Inês Galvão – Alice
Ivan Cândido – Dílson
Ivan Setta – Rubens
Jorge Cherques – Dr. Borborema
Jorge Coutinho – Capanga
Jorge Crespo – Capanga
Jorge Fino – Sacristão
Lícia Magno – Guiomar
Lina Fróes – Rosinete
Lucélia Santos – Leninha
Marcos Paulo – Maurício
Maria Zilda Bethlem – Regina
Marina Lira – Fofoqueira
Marisa Belém – Dorinha
Mira Palheta – Lourdes
Nathalia Timberg – Consuelo
Nelson Dantas – Padre Clemente
Nicette Bruno – Clara
Nildo Parente – Peixoto
Norival Chaves – Capanga
Orion Ximenes
Osmar Prado – Marcelo
Paulo César Pereio – Narrador
Pedro Veras – Leleco
Tarcísio Meira – Paulo
Tony Teixeira

 

Relembre: 1984, Meu Destino é Pecar via Blog Tarcisio e Gloria.

Saúde, Sorte e $uce$$o: Sempre.