04 fevereiro, 2013

Aluisio Machado, o poeta que virou livro

Sulinha Imprensa Livre
 
Orgulho demais de Ser sua Amiga e, principal, Sua Fã. Parabéns Meu Poeta!!! Nosso amanhã Será Sempre bem Melhor, afinal, Somos embalados pela sua Poesia e companhia.
 
    
 
 
 
O grande compositor Aluisio Machado terá sua biografia lançada pela autora petropolitana Catarina Maul, responsável pela pesquisa e produção da obra junto com Mauricio Muniz, mentor do projeto. Os parceiros, escolhidos pelo próprio Aluisio para o projeto, estão animados com o desafio, pois ambos são apaixonados pelo patrimônio cultural do samba (além de seus admiradores confessos, claro!). Aluisio é uma figura ímpar tanto em suas histórias quanto em seu jeito peculiar de ser. Quem tem a honra de ser amigo dele no Facebook, volta e meia é presenteado com uma poesia no mural.
Mauricio Muniz iniciou a pesquisa nesse ano, quando disputou em parceria com o Aluísio o samba enredo do Império Serrano, onde obtiveram o segundo lugar. Nesse convívio, foram se tornando parceiros de sonhos e amigos de alma.
Catarina Maul, além de pedagoga e produtora cultural, vem desenvolvendo há cinco anos o projeto pedagógico e de pesquisa Brasil Musical, tendo lançado, através da Secretaria de Educação, em 2011, o livro Brasil Musical – Singela Homenagem ao Samba, onde Aluisio é homenageado ao lado de 25 bambas. É escritora, poetisa, coordena grupos de poesia e desenvolve trabalhos na Literatura.
Para o Império e para o Brasil, a comemoração tem valor enorme, pois Aluisio Machado é tido entre os sambistas de todas as gerações como um dos maiores poetas das composições de sambas enredos de toda a história das escolas cariocas.
Em 2012 muitas novidades estão programadas para homenagear o compositor do samba antológico “Bumbum Paticumbum Prugurundum ”. Aluisio Machado está remexendo memórias e passados, que estão sendo coletados em áudio e vídeo pelos pesquisadores.
Entre seus  sambas memoráveis está “Eu quero”:

“Eu quero, a bem da verdade
A felicidade em sua extensão
Encontrar o gênio em sua fonte
E atravessar a ponte
Dessa doce ilusão...
Quero que meu amanhã, meu amanhã
Seja um hoje bem melhor, bem melhor
Com uma juventude sã
E ar puro ao redor.”


O nome do livro não poderia ser outro: Aluisio Machado – Saudações Imperianas, pois na vida incomum e rica de acontecimentos do ícone Aluisio, somente uma coisa pode ser previsível, a sua forma de se despedir e encerrar o assunto. Quando Aluisio Machado diz “Saudações Imperianas” é hora de ir embora.
O livro será lançada em junho de 2012 em festa no Império Serrano, de acordo com conversa entre a escritora, Mauricio Muniz, Aluisio Machado e o presidente da escola, Atila. Até lá, vamos armazenar nossa curiosidade, se isso for possível.
 
http://oglobo.globo.com/blogs/blogdebamba/posts/2012/01/22/aluisio-machado-poeta-que-virou-livro-426792.asp

Aluisio Machado compartilhou um link via Danielle Santos.
 
MATÉRIA DO JORNAL O GLOBO SOBRE O LANÇAMENTO DA BIOGRAFIA DO POETA ALUISIO MACHADO
O LANÇAMENTO DA BIOGRAFIA ESTÁ SEM DATA DEFINIDA (SINE DIE).
 
Aluisio Machado, o poeta que virou livro - Blog de Bamba: O Globo
oglobo.globo.com
O grande compositor Aluisio Machado terá sua biografia lançada pela autora
 

 
Sabedoria, Saúde e $uce$$o: Sempre.
http://br.groups.yahoo.com/group/Cidad3_ImprensaLivre/