04 abril, 2025

Le Monde

 


(Da esq., frente) O primeiro-ministro francês, François Bayrou, o presidente francês, Emmanuel Macron, e o secretário-geral da presidência francesa, Alexis Kohler, participam de uma reunião com representantes dos setores afetados pelas tarifas dos EUA, no Palácio do Eliseu, em Paris, em 3 de abril de 2025. Emmanuel Macron pediu às empresas francesas que operam nos Estados Unidos que suspendam todos os seus projetos de investimento até que o anúncio de Donald Trump de um aumento maciço nas tarifas contra a União Europeia seja "esclarecido". (Foto de Mohammed BADRA / POOL / AFP)

NOTÍCIAS

ícone de assinanteMacron tenta unir indústrias francesas diante de novas tarifas dos EUA

O presidente francês criticou a imposição abrupta de tarifas por Donald Trump e pediu às empresas francesas que suspendam os investimentos nos EUA enquanto as negociações estiverem em andamento.

Leia o artigoícone leia o artigo

Dmytro se prepara para descarregar o canhão. Uma ordem de tiro acaba de ser cancelada, a munição deve ser removida do obus. Algumas centenas de metros adiante, um bombardeio russo causou um incêndio. Pokrovsk, 29 de março de 2025.

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteAs táticas de atraso de Putin paralisam as negociações com os EUA sobre a trégua na Ucrânia

Apesar das primeiras concessões de Donald Trump à Rússia, as negociações de paz estagnaram, e o único progresso – um acordo para interromper os ataques à infraestrutura – continua amplamente ineficaz.

Leia o artigoícone leia o artigo

A líder de extrema direita francesa Marine Le Pen reage na Assembleia Nacional durante uma sessão na terça-feira, 1º de abril de 2025, em Paris. (Foto AP/Michel Euler)

Trump e Vance apoiam Marine Le Pen após sua condenação

O presidente dos EUA, Donald Trump, chamou a condenação da líder de extrema direita francesa Marine Le Pen por peculato de "caça às bruxas", enquanto o vice-presidente JD Vance disse que sua proibição de concorrer a um cargo "não era democracia".

Leia o artigoícone leia o artigo

TOPSHOT - Carros e outros veículos para exportação são vistos em um porto em Yantai, na província de Shandong, no leste da China, em 3 de abril de 2025. A China disse em 3 de abril que estava "mantendo comunicação" com os Estados Unidos sobre questões econômicas e comerciais depois que Washington anunciou novas tarifas drásticas. - China OUT (Foto da AFP)

NOTÍCIAS

ícone de assinanteTarifas: Máquina exportadora da China em choque com anúncios de Donald Trump

Na quarta-feira, 2 de abril, Washington anunciou tarifas adicionais de 34% sobre produtos importados da China.

Leia o artigoícone leia o artigo

NOTÍCIAS

ícone de assinantePelo menos 22 filhotes de urso nasceram nos Pirineus no ano passado, um recorde ameaçado pela 'baixa diversidade genética'

A população de ursos na cordilheira, que soma pelo menos 96 indivíduos, está aumentando constantemente. Isso não parece impactar o número de ataques a rebanhos de ovelhas e gado.

Leia o artigoícone leia o artigo

Daniel Cohn-Bendit no café Le Bouquet, 14º arrondissement de Paris, 3 de março de 2025.

CONVERSA

ícone de assinanteUm drink com Daniel Cohn-Bendit: 'Hoje, só me sinto judeu'

Com quase 80 anos, o ex-deputado europeu relembra sua carreira e sua origem judaica, por ocasião da publicação de sua autobiografia.

Leia o artigoícone leia o artigo



Uma visão geral mostra a preparação antes da abertura da feira de arte contemporânea 'Art Paris' no Grand Palais em Paris em 1º de abril de 2025. RESTRITO AO USO EDITORIAL - PARA ILUSTRAÇÃO DO EVENTO CONFORME ESPECIFICADO NA LEGENDA (Foto de Dimitar DILKOFF / AFP) / RESTRITO AO USO EDITORIAL - PARA ILUSTRAÇÃO DO EVENTO CONFORME ESPECIFICADO NA LEGENDA

ANÁLISE

ícone de assinanteA arte figurativa volta com força na feira Art Paris

Harry Bellet

Leia o artigoícone leia o artigo

O governador William McKinley de Ohio faz um discurso durante a campanha presidencial dos EUA em 1896. McKinley se tornou o 25º presidente em 1897. (Foto AP)

COLUNA

ícone de assinanteTrump não sabe, mas seu herói protecionista, McKinley, acabou mudando de posição

Pascal Riché

Leia o artigoícone leia o artigo

HISTÓRIA VISUAL

ícone de assinanteComo funcionam as tarifas? Quem paga quando elas sobem? Veja esta torradeira chinesa, vendida nos EUA

Julien Bouissou

Leia o artigoícone leia o artigo

O deputado do RN Sébastien Chenu entrega um pedaço de papel à presidente do grupo do RN, Marine Le Pen, durante a sessão de Perguntas ao Governo na Assembleia Nacional em Paris, em 1º de abril de 2025.

NOTÍCIAS

ícone de assinanteApós condenação, Marine Le Pen joga a carta do dinheiro

Robin D'Angelo

Leia o artigoícone leia o artigo

DOCUMENTO

ícone de assinanteLeia a decisão no caso de peculato de Le Pen: 'Um sistema criado para aliviar os encargos financeiros do partido'

Leia o artigoícone leia o artigo

EDITORIAL

Tarifas: O risco de uma escalada incontrolável

Leia o artigoícone leia o artigo

COLUNA

ícone de assinanteA maldição de Le Pen e as consequências que virão

Solenn de Royer -

Leia o artigoícone leia o artigo

NOTÍCIAS

ícone de assinanteTarifas de Trump: os truques e brechas que as empresas exploram para contornar custos

Algumas empresas estão buscando exceções dentro dos regulamentos, correndo o risco de multas pesadas se interpretá-los incorretamente.

Leia o artigoícone leia o artigo

NOTÍCIAS

ícone de assinanteMarco Rubio em missão para tranquilizar a Europa sobre a NATO

O secretário de Estado dos EUA pediu aos membros da OTAN que aumentassem significativamente seus gastos com defesa para 5% do produto interno bruto.

Leia o artigoícone leia o artigo

Tribunal Constitucional da Coreia do Sul destitui presidente Yoon Suk Yeol do cargo

O tribunal emitiu o veredito mais de três meses após a Assembleia Nacional controlada pela oposição ter votado pelo impeachment de Yoon Suk Yeol. A Coreia do Sul deve agora realizar uma eleição presidencial nacional dentro de dois meses.

Leia o artigoícone leia o artigo

Funcionária de creche francesa pega 25 anos por matar bebê com limpador de canos

Myriam Jaouen, 30, admitiu o ato, mas insistiu que não pretendia matar a criança. Ela foi acusada de assassinato, mas o tribunal a considerou culpada de "tortura" e "barbárie resultando em morte".

Leia o artigoícone leia o artigo

Mundo reage às tarifas de Trump com ameaças de retaliação e temores pela economia global

Após as últimas tarifas de Donald Trump sobre países ao redor do mundo, a chefe da UE, Ursula von der Leyen, falou contra um "grande golpe na economia mundial", e Emmanuel Macron pediu a suspensão de investimentos nos EUA.

Leia o artigoícone leia o artigo

Macron, durante visita ao Egito, deve ir perto de Gaza para mostrar apoio ao cessar-fogo

O presidente francês se encontrará com agentes humanitários e de segurança na próxima terça-feira em Arish, um ponto de trânsito de ajuda internacional destinada a Gaza.

Leia o artigoícone leia o artigo