Como vai você? O ano de 2025 já está em andamento, embora seja difícil evitar que janeiro com o retorno às aulas e ao trabalho seja difícil. Para tornar este início de ano mais agradável, ofereço-lhes estas leituras que temos publicado no Mamas & Papas durante estas duas semanas sem nos vermos.
Uma das preocupações dos pais que pode surgir quando o filho chega à adolescência é ver que ele não tem amigos . A psicopedagoga Sonia López Iglesias ofereceu diversas orientações para que as crianças possam aproveitar o tempo com seus pares. Como destacou no seu artigo, alguns menores têm dificuldade em estabelecer amizades porque não sabem autorregular as suas emoções, agem impulsivamente ou têm dificuldade em aceitar ideias diferentes. E por isso sublinhou que o papel dos pais é ajudá-los a construir a sua autoestima e a criar um lar seguro onde possam expressar-se livremente.
As telas fazem parte da vida de jovens e idosos, mas essa imersão profunda na tecnologia pode ter consequências na saúde mental e física, principalmente das crianças. Adrián Cordellat, em seu artigo O abuso das telas e um ambiente urbano com menos espaços recreativos aumentam o número de sedentarismo adolescente, consultou vários especialistas que alertaram que os jovens dedicam em média entre 8 e 10 horas por dia às atividades sedentárias, segundo para um novo estudo. E isso, somado à baixa adesão à dieta mediterrânea ou à falta de sono, pode afetar a sua saúde mental.
Por fim, gostaria de destacar o texto de Carolina Pinedo sobre como as crianças gostam de repetir uma história ou uma música continuamente. Os especialistas consultados concluíram que o gosto dos menores pela repetição de conteúdos faz parte do seu processo evolutivo, uma vez que a repetição e a previsibilidade lhes proporcionam segurança e tranquilidade. Mas destacaram que é importante introduzir também novidade e flexibilidade para evoluir com equilíbrio.
E, como sempre, temos muito mais.
Meu nome é Carolina García e tenho o prazer de contar a vocês nosso conteúdo a cada 15 dias.
Até a próxima!
|