07 de Novembro de 1903 - Nascia o Compositor, Advogado – formado, mas nunca exerceu a profissão, Radialista, juiz, Pianista
Ary Evangelista Resende Barroso, em Ubá, MG.
Filho de deputado e sobrinho de ministro - Foi o mais votado vereador da Cidade do RJ em 1946 pela Udn. Órfão de Pais aos 6 anos, foi Criado por 2 tias-avós.
Tinha um Espírito irrequieto. Figura Folclórica, Sarcástica e até ranzinza. Preferia a farra com Amigos a freqüentar os bancos Escolares.
Compôs mais de 500 Músicas, entre Sambas, Marchinhas, Canções, Valsas,
Foxes, Frevos e Hinos. Começou aos 15 anos de idade. O 1o. Sucesso foi “Dá Nela”.
Ganhou o concurso de Marchinhas da Casa Edison – distribuidora de Discos – para o Carnaval de 1930.
Casou-se com Ivone Belfort Arantes.
Produziu para Teatro de Revista; foi Locutor Esportivo e Humorista. Trabalhou em Rádio e TV. Como Locutor Esportivo, era Famoso por Tocar Gaita em cada Gol que os times marcavam. Como flamenguista, Tocava com mais Entusiasmo nos Gols rubro-negro. Apresentou Programas de calouros, tanto na Rádio
como na TV. Na TC, “Calouros em Desfile” na TV Tupi, final de 50, ficou Famoso pelo mau Humor, que demonstrava quando um candidato não sabia responder corretamente, quem era o Autor da Música que iria Interpretar.
Em 1939 Gravou o seu 1o
. Samba-Exaltação “Aquarela do Brasil” , considerado o Hino extra
oficial do país. O Sucesso dessa Música rendeu-lhes convites para trilhas Sonoras de Produção norte Americanas. O Mago dos Desenhos Animados Walt Disney levou-o para Hollywood e usou várias Composições suas como “Aquarela do Brasil”, “No Tabuleiro da Baiana”, “ Os Quindins de Iaiá”.
Destaque para o Filme “Você já foia a Bahia?
Amante de bom copo sofreu várias crises de cirroses.
No dia 09 de fevereiro de 1964, num dia de Carnaval, na hora que a Escola de Samba Império Serrano fazia seu Desfile na Avenida, com o Enredo “Aquarela do Brasil”, ele nos deixava.
Cidad3: Arte - Conhecimento - Solidariedade!!! Imprensa Livre!!!