Em 2022, o diretor Peter Jackson estava trabalhando em uma série documental sobre os Beatles, utilizando imagens antigas da banda. Ele e sua equipe desenvolveram uma tecnologia de inteligência artificial que conseguia separar os diversos instrumentos e vozes que apareciam nos vídeos antigos.
É para mexer com o coração de qualquer fã – de qualquer geração e de qualquer parte do planeta. Os Beatles lançaram essa semana uma canção escrita e cantada por John Lennon, que ficou guardada por mais de quatro décadas.
"A última música dos Beatles", como está sendo chamada, ressurgiu com a ajuda da tecnologia. Mas o resultado, claro, não seria o mesmo sem o talento de quatro fabulosos artistas, que formaram uma das maiores – ou a maior – banda de todos os tempos.
No violão, George Harrison, Ringo Starr segue firme na bateria, Paul McCartney se reveza entre o baixo e violão. E, cantando, John Lennon.Realmente, é uma música nova dos Beatles. Mas, como assim, "nova"?
O inglês Oliver Murray é o diretor de um minidocumentário que conta a história por trás da canção "Now And Then", lançada na quinta-feira (2).
“É melancólica, agridoce. Assim como muitas das grandes músicas dos Beatles”, disse o diretor.A banda acabou em 1970. John escreveu essa música e fez uma gravação caseira, em uma fita K7, poucos anos antes de ser assassinado em 1980. E sua esposa, Yoko Ono, entregou essa fita para George Harrison.“Em 1994, Paul, Ringo e George se reencontraram e conseguiram produzir duas músicas novas, mas não conseguiram gravar uma terceira, Now and Then, porque a voz do John, nessa música, não estava boa o suficiente”, explicou Oliver.“Não era uma gravação pra ser lançada comercialmente, havia muito ruído de fundo: tinha uma televisão ligada, o microfone estava no lugar errado, em cima do piano. E esse foi o maior problema: o piano estava muito alto e atrapalhava a voz de John”, acrescentou o diretor.
Mas em 2022, o diretor Peter Jackson estava trabalhando em uma série documental sobre os Beatles, utilizando imagens antigas da banda. Ele e sua equipe desenvolveram uma tecnologia de inteligência artificial que conseguia separar os diversos instrumentos e vozes que apareciam nos vídeos antigos.“Paul McCartney perguntou a Peter se essa tecnologia poderia ser usada para ajudar na música 'Now And Then'. Peter disse: ‘Sim, claro’”, contou Oliver.Essa tecnologia é chamada de “Machine Learning”, ou “aprendizado da máquina”, em português. Como o nome diz, a máquina aprende a reconhecer e identificar padrões.
(Fantástico - 05/11/2023)
Cidad3: Arte - Conhecimento - Solidariedade!!! Imprensa Livre!!!
Saúde, Sorte e $uce$$o: Sempre!