02 agosto, 2022

Vovô do Baião 1974 - Gonzagão Homenageando o Pai

Luiz Gonzaga do Nascimento, o Rei do Baião.



Nascimento: 13 de dezembro de 1912, Exu, Pernambuco

Falecimento: 02 de agosto de 1989, Hospital Santa Joana Recife, Recife, Pernambuco

AnoÁlbum
1951Olha pro Céu
1954A História do Nordeste
1954Luiz Gonzaga e Januário
1956Aboios e Vaquejadas
1957O Reino do Baião
1958Xamego
1961Luiz "LUA" Gonzaga
1962Ô Véio Macho
1962São João na Roça
1963Pisa no Pilão (Festa do Milho)
1964A Triste Partida
1964Sanfona do Povo
1965Quadrilhas e Marchinhas Juninas
1967O Sanfoneiro do Povo de Deus
1967Óia Eu Aqui de Novo
1968Canaã
1968São João do Araripe
1970Sertão 70
1971O Canto Jovem de Luiz Gonzaga
1971São João Quente
1972Aquilo Bom!
1972Volta pra Curtir (Ao Vivo)
1973Luiz Gonzaga
AnoÁlbum
1974Daquele Jeito...
1974O Fole Roncou
1976Capim Novo
1977Chá Cutuba
1978Dengo Maior
1979Eu e Meu Pai
1979Quadrilhas e Marchinhas Juninas, vol. 2 — Vire Que Tem Forró
1980O Homem da Terra
1981A Festa
1981A Vida do Viajante — Gonzagão e Gonzaguinha
1982Eterno Cantador
198370 Anos de Sanfona e Simpatia
1984Danado de Bom
1984Luiz Gonzaga & Fagner
1985Sanfoneiro Macho
1986Forró de Cabo a Rabo
1987De Fiá Pavi
1988Aí Tem
1988Gonzagão & Fagner 2 — ABC do Sertão
1989Vou Te Matar de Cheiro
1989Aquarela Nordestina
1989Forrobodó Cigano
1989Luiz Gonzaga e sua Sanfona, vol. 2





Museu de Luiz Gonzaga tem mais de cem objetos e já atraiu o interesse da família do Rei do Baião

Por Marcela Assis 2016 





Espaço foi lançado no dia do aniversário do forrozeiro. 
Foto: Ronuery Rodrigues/Divulgação


Quando Luiz Gonzaga compôs, em parceria com Zé Marcolino, a música Numa sala de reboco (1965), os pais de Pedro Lucas Feitosa ainda nem se conheciam. Cinco décadas após o lançamento, a canção precisou ser executada apenas uma vez para inspirar o menino de 10 anos a homenagear o Rei do Baião. Decidido, a partir daquele momento, a divulgar a obra do artista, o cearense caminhou até a casa de cimento aparente onde mora o avô e pediu o objeto mais antigo que ele tivesse entre os pertences. Foi assim que uma máquina de costura se tornou o primeiro objeto exposto no Museu de Luiz Gonzaga. 

Montado na casa da bisavó de Pedro, o projeto se destaca entre as construções simples localizadas na rua Alto da Antena, em Dom Quintino, no Crato (CE). Na entrada, uma placa apoiada por tábuas de madeira identifica o local. Quem se interessar em visitar o acervo, será gentilmente guiado pelo criador, que divide a rotina entre a escola e a "administração" do espaço. "Tem dia que só tenho aula de manhã, aí meu pai toma conta e faz as explicações para as pessoas. No turno da tarde, eu explico. Acho que eu faço isso melhor do que ele". À noite, ele puxa uma extensão da casa para iluminar o espaço.

Por enquanto, o museu é composto por elementos que pareçam ser da época em que viveu o compositor deAssum preto. Ciente da história de Luiz Gonzaga, o cearense escolheu a data de aniversário do músico, 13 de dezembro, em 2015, para iniciar as atividades do museu. O trabalho do artista, lembra, ele conheceu com ajuda de uma professora. "Cheguei na escola cantando Asa Branca, mas não sabia a letra toda. Minha professora me ajudou. Depois, minha tia me deu um MP3 com músicas dele, e eu gostei muito". Os amigos de turma parecem não ter compartilhado o mesmo interesse: "Eles dizem que Luiz Gonzaga tem música chata, de velho. Eu digo 'música chata é funk'".



Idealizador guia os visitantes pelo espaço. 
Foto: Rafael Pereira/Divulgação


Apesar de a música Numa sala de reboco ter servido como inspiração, o menino faz questão de destacar que a vontade de criar um centro em memória do Rei do Baião nasceu há dois anos. Caminhando pelo Museu do Gonzagão, em Exu, cidade natal do músico, Pedro começou a imaginar como seria se ele pudesse ter algo parecido na rua onde mora: "Não tinha nada daquele jeito por aqui". O presidente da Organização não governamental Parque Aza Branca, responsável pelo centro, Júnior Parente, se orgulha pela contribuição: "Fico feliz em saber dessa história. Isso significa que Luiz Gonzaga continua vivo ao ponto de um menino de 10 anos ter despertado o interesse em criar um pequeno museu em homenagem ao Rei do Baião".

Aos poucos, a ideia tem atraído doações. Hoje, o projeto soma mais de 100 objetos, entre sandálias de couro, livrinhos de cordel e cuias. Na 'gerência", Kaio Everton, de 7 anos, primo de Pedro. Entre as pessoas que decidiram ajudar o cearense, está a professora universitária e pesquisadora Simone Ventura. "Desde que conheci a história, me senti na obrigação de ajudar. Ele é uma criança do interior e não tem acesso a muitas coisas, mas, mesmo assim, decidiu fazer um museu com o que tinha. Decidi falar com meus alunos que tinham produzido um radiodocumentário sobre Luiz Gonzaga e eles autorizaram que eu enviasse para o Ceará", comenta. Além da pernambucana, o sobrinho do Rei do Baião, Joquinha Gonzaga, também demonstrou interesse pela causa. "Ele me ligou e disse que queria visitar o museu e que tinha gostado da ideia. Acho que chega na próxima semana", conta Pedro Lucas Feitosa, que acumula quase 800 incentivadores na página criada para o museu no Facebook.



Acervo é composto por itens que pareçam contemporâneos ao Rei do Baião. Foto: Rafael Pereira/Divulgação


Outros museus para o Rei do Baião

Parque Aza Branca
No local, situado em Exu, cidade natal de Luiz Gonzaga, é possível conhecer o Museu do Gonzagão. No acervo, sanfonas, roupas, chinelos, discos e outros objetos que pertenceram ao Rei do Baião. Além do espaço, visitantes podem entrar na casa onde morou o artista.
Endereço: Rodovia Asa Branca, quilômetro 38, Exu
Funcionamento: das 8h às 12h e das 13h às 17h. Aberto todos os dias, exceto às segundas-feiras

Cais do Sertão
Inaugurado em abril de 2014, com investimento inicial de R$ 97 milhões, o Cais do Sertão foi instalado no antigo Armazém 10 do Porto do Recife. O espaço tem cerca de 2 mil metros quadrados e expõe riquezas materiais e culturais do Sertão pernambucano, com ambientes sensoriais e de interação tecnológica.
Endereço: Avenida Alfredo Lisboa, s/n, Bairro do Recife
Funcionamento: das 11h às 17h. Aberto todos os dias, exceto às segundas-feiras

Memorial Luiz Gonzaga
O espaço é um centro de memória aberto para visitantes e pesquisadores. Quem passa pelo espaço tem a oportunidade de ver réplicas de partituras e documentos relacionados a Luiz Gonzaga. Parte do acervo é cópia do material exposto no Museu do Gonzagão.
Endereço: Pátio de São Pedro, casa 35, Bairro de São José
Funcionamento: das 9h às 17h, de segunda a sexta


Duas perguntas para // Pedro Lucas Feitosa 

Qual seu objeto favorito do acervo?
É uma sanfoninha de brinquedo que do meu primo. Ele até me ajuda no museu, trabalha na gerência e faz a limpeza das coisas comigo.

O que você mais ouve das pessoas que vão conhecer o museu?
Falam que estão impressionadas, porque sou uma criança e já me preocupo com isso. Dizem para eu não parar.



Estátua de bronze que, ao lado da escultura de Jackson do Pandeiro, está em frente ao Açude Velho de Campina Grande/PB


Zuzu - Zuleide Soares - quando morava em Campina Grande/PB, viu o Rei passeando e pediu para tirar uma Foto dele. Ele respondeu, que só deixava, se ela tirasse uma com ele... Agradável e Simpático... Diferente dos "sem Talento" de hoje..


 
Cidad3: Arte - Conhecimento -  
Solidariedade!!!  
Imprensa Livre!!!  

http://sulinhacidad3.blogspot.com  
https://twitter.com/SulinhaSVO 
http://www.facebook.com/sulinhasvo