21 agosto, 2022

Segredo da Luz - Raul Seixas


Raul Santos Seixas - Cantor, Compositor, Produtor e Multi-Instrumentista Brasileiro, frequentemente considerado um dos Pioneiros do Rock Brasileiro. Também foi Produtor Musical da CBS, durante sua estada na cidade do Rio de Janeiro e, por vezes, é chamado de Pai do Rock Brasileiro e Maluco Beleza.
Nascimento28 de Junho de 1945, Salvador, Bahia
Falecimento21 de Agosto de 1989, São Paulo, São Paulo



Os olhos verdes que piscam no escuro do céu
Filho da luz
Fui nascido
Da Lua e do Sol
Nas noites mais negras do ano
Eu, eu mostro minha voz
Ah! Estrelas
Estrelas
As estrelas elas brilham como eu
As nuvens vagueiam no espaço
Sem lar nem raiz
O ódio não é o real
É a ausência do amor
Ao fim é um grande oceano
Mãe, mãe filho e luz...
Hum, estrelas
Estrelas
As estrelas elas brilham com nós
As trevas da noite assustam escondendo o segredo da luz
Da luz que gargalha do medo do escuro
Que é quando os meus olhos não podem enxergar
Dia
Noite
Se é dia sou dono do mundo e me sinto filho do Sol
Se é noite eu me rendo às estrelas em busca de um farol
Estrelas (estrelas)
Estrelas
As estrelas brilham como eu
As trevas da noite assustam escondendo o segredo da luz
A luz que gargalha do medo do escuro
Que é quando os meus olhos não podem enxergar
Dia
Noite
Se é dia sou dono do mundo e me sinto filho do Sol
Se é noite eu me rendo às estrelas em busca de um farol
Estrelas (estrelas)
Estrelas
As estrelas brilham como eu...
Compositores: Raul Seixas / Angela Maria De Affonso Costa
Álbum: Raul Seixas
Data de lançamento: 1983

Há 30 anos “nascia” O Baú do Raul. Evento no Circo Voador, no Rio, comemora efeméride.

O famoso Baú do Raul não é uma ficção como muitos pensam. Ele realmente existiu e Raul o carregou durante toda sua vida. Feito Nikola Tesla, que carregava baús e mais baús com seus projetos, Raulzito também tinha seus baús. Não era apenas 1 baú, eram vários, com discos, livros, projetos e o famoso - que em seu interior Raul mantinha guardado registros de toda sua vida - que deu nome ao livro homônimo (compilagem de textos inéditos, organizado por Kika Seixas) e o álbum, também homônimo (LP, K7 e CD, com gravações raras e inéditas produzido por esse que vos escreve). Ambos lançados em 1992.

Um pouco de história.

Estive pela primeira vez na casa de Raul em julho/agosto de 1981, lembro-me que foi logo depois da temporada dele no Teatro Pixinginha (hoje SESC Consolação) fazendo shows do álbum Abre-te Sésamo. Eu era um jovenzinho inocente, puro e besta que, depois de fechar fãs-clubes do Led Zeppelin, King Crimson e Jethro Tull, resolve fundar uma fã-clube para um artista brasileiro. E foi justamente essa atitude do menino Sylvio que o levou a uma primeira visita à casa de Raul Seixas, visita essa que virou praticamente uma década de amizade, de altos e baixos e muita barra pesada.

Raul havia mudado para São Paulo há poucos meses - junto com Kika, ainda grávida de Vivi, e aqui nasceu Vivi, a única filha Paulistana de Raul, já que as outras duas, Simone e Scarlet, são cariocas.

Eu já tinha lido quase tudo sobre Raul naquela época, coisas de revistas e jornais e também acompanhado suas apresentações e entrevistas em TV e rádios, além da presença na temporada no Teatro Pixinguinha, onde distribui cartões xerocados informando que eu havia fundado o Raul Rock Club (que Raul mais tarde, em 1983, daria o título de Raul Seixas Oficial Fã-Clube). E, aquele jovenzinho destemido, residente da zona norte, atirou-se em conhece-lo e em sua casa, no Brooklin, zona sul, uma das nobres zonas residenciais de São Paulo.

Homenagens internacionais a Raul Seixas

Embora Raul nunca tenha feito shows fora do Brasil (isso me lembra Elvis, que também, nunca fez shows fora dos EUA), homenagem a ele circulam pelo mundo todo há tempos. Japão, Estados Unidos, Inglaterra, Portugal, Israel, Paraguai, Colômbia, Argentina, Uruguai e Irlanda são alguns países que me recordo onde Raul foi homenageado.

Já no Brasil, mesmo quando Raul ainda era vivo, homenagens a ele rolavam em todo o país, eu mesmo fazia vários eventos e programas de rádio em sua homenagem. Depois de sua precoce morte em 21 de agosto de 1989 essas homenagens se intensificaram tanto com artistas e bandas regravando suas músicas e com eventos gigantescos produzidos por emissoras de rádio e tv e festivais de música, além, obviamente, de eventos produzidos por fãs e fãs-clubes em todo o Brasil. E este ano não será diferente, depois de dois anos de pandemia, finalmente eventos com público e shows irão acontecer em todo o país como a já clássica Passeata RaulseixticKa de São Paulo que sempre acontece no dia 21 de agosto independente de que dia da semana caia a data.

33 anos "sem" Raul Seixas e os 30 Anos d'O Baú do Raul

O número 33 é carregado de significados e poderes, vide que o grau máximo em ordens iniciáticas é 33. Jesus Cristo morreu com 33, e agora, em 2022 (que dá um somatório de 6) completam-se 33 anos da morte de Raulzito. O que isso quer dizer? Nada para alguns e muito para outros. E por conta desse misticismo todo, este ano o Brasil inteiro vai respirar Raul Seixas por 3 dias (3? Curioso isso!). O famoso Bar do Kaká (Bar do Raul), na Rua Augusta, já fez toda sua programação. Passeatas e encontros em todo o país já estão programadas e o Circo Voador, no Rio de Janeiro, preparou uma homenagem aos 30 anos d'O Baú do Raul que acontecerá no dia 20 de agosto com o BRother Baia e convidados especiais, tendo como mestre de cerimônia Vivi Seixas, caçula de Raul, única filha de Kika Seixas.

Há que se informar também que neste 2022 completam-se 30 anos do lançamento do livro "Raul Seixas - Uma Antologia", concebido por mim antes mesmo da morte de Raul que o autorizou e complementado por Toninho Buda. O best seller da editora Martin Claret.

SPassos, aquele… testemunha ocular e auditiva da história.

Long live Rock and Raul!

Raul Seixas Oficial Fã-Clube




Cidad3: Arte - Conhecimento - Solidariedade!!!
Imprensa Livre!!!