20 abril, 2014

Anselmo Duarte Bento

  • Anselmo Duarte Bento (Salto, 21 de Abril de 1920São Paulo, 7 de novembro de 2009) foi um ator, roteirista e cineasta brasileiro. Começou no cinema como figurante no inacabado filme de Orson Welles no Brasil, "It's All True" (1942). Com "Carnaval no Fogo" (1949), produzido na Atlântida e dirigido por Watson Macedo, ele se torna um dos maiores galãs que o cinema brasileiro já teve.
    Em 1951, Anselmo Duarte é contratado pela Vera Cruz, ganhando, então, o maior salário da empresa. Seu primeiro filme na companhia, como ator, foi "Tico-Tico no Fubá" (1952), sendo um grande sucesso. Estréia na direção com "Absolutamente Certo" (1957), mostrando-se ser, depois, um grande diretor de cinema.
    Ganhou a Palma de Ouro e o Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes em 1962 com O Pagador de Promessas, filme que também concorreu ao Oscar melhor filme estrangeiro. Também dirigiu outros clássicos do cinema nacional, como Absolutamente Certo e Vereda da Salvação, mas, devido a divergências ideológicas com a turma do Cinema Novo, sua carreira entrou em declínio.
    Em 1979, fez uma participação especial na telenovela Feijão Maravilha.
    Membro do júri Festival de Cannes em 1971, Duarte morreu devido a complicações decorrentes de um acidente vascular cerebral, o terceiro que o acometeu, em 7 de novembro de 2009.
    Também foi um maçom, tendo o seu primeiro grande contato com a maçonaria após participar do filme Independência ou Morte.