20 abril, 2014

21 de Abril - Fontes : Cidad3 / Pitoresco / Google / Wikipedia



21 de Abril (AO 1945: 21 de Abril) é o 111.º dia do ano no calendário gregoriano (112.º em anos bissextos). Faltam 254 para acabar o ano.


Ficheiro:Rubens, Peter Paul - Romulus and Remus - 1614-1616.jpg
Rômulo e Remo, de Peter Paul Rubens (ca 1615-1616), Museus Capitolinos, Roma.

  • 1506 - Termina com a morte de 2.000 pessoas, lançadas em fogueiras, acusadas por "suspeita de praticar o judaísmo" o Massacre de Lisboa que durou três dias.

  • historiografia situa o início da matança no Convento de São Domingos de Lisboa, no dia 19 de abril de 1506, um domingo, quando os fiéis rezavam pelo fim da seca e da peste que tomavam Portugal, e alguém jurou ter visto no altar o rosto de Cristo iluminado — fenômeno que, para os católicospresentes, só poderia ser interpretado como uma mensagem de misericórdia do Messias - um milagre.
    Um cristão-novo que também participava da missa tentou explicar que esse milagre era apenas o reflexo de uma luz, mas foi calado pela multidão, que o espancou até a morte.
    A partir daí, os judeus da cidade que anteriormente já eram vistos com desconfiança tornaram-se o bode expiatórioda seca, da fome e da peste: três dias de massacre se sucederam, incitados por frades dominicanos que prometiamabsolvição dos pecados dos últimos 100 dias para quem matasse os "hereges", e que juntaram uma turba de mais de quinhentas pessoas incluindo muitos marinheiros da Holanda, da Zelândia e de outras terras com as suas promessas.
    A corte encontrava-se em Abrantes - onde se instalara para fugir à peste - quando o massacre começou. D. Manuel I tinha-se posto a caminho de Beja, para visitar a mãe. Terá sido avisado dos acontecimentos em Avis, logo mandando magistrados para tentar pôr fim ao banho de sangue. Entretanto, mesmo as poucas autoridades presentes foram postas em causa e, em alguns casos, obrigadas a fugir.
    Como consequência, homens, mulheres e crianças foram torturados, massacrados e queimados em fogueiras improvisadas no Rossio, mais precisamente junto ao largo de São Domingos. Os judeus foram acusados entre outros "males", de deicídio e de serem a causa da profunda seca e da peste que assolava o país. A matança durou três dias - de 19 a 21 de Abril, na Semana Santa de 1506 - e só acabou quando foi morto um cristão-novo (mas não judeu) que era escudeiro do rei, João Rodrigues Mascarenhas,que foi morto por engano por cidadãos exaltados, que acharam que ele era criptojudeu e as tropas reais finalmente chegaram para restaurar a ordem. (Wikipedia) (Pitoresco)

  • 1791 - A primeira das quarenta pedras delimitadoras do novo Distrito de Columbia é colocado no Jones Point Light, em Alexandria, na Virgínia.

  • 1792 - Enforcamento histórico de Tiradentes no Largo da Lampadosa, na cidade do Rio de Janeiro.
  • http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/nomes-das-ruas/galeria/fotos/1.jpg


  • 1863 - Dia em que Bahá'u'lláh, Profeta da Fé Bahá'í, declarou Sua Missão a Seus companheiros. Aconteceu em Bagdá, no Jardim de Ridván.
  • 1898 - Os Estados Unidos entram em guerra contra a Espanha.
  • 1927 - Inauguração do Estádio de São Januário com a partida Vasco x Santos

  • 1960 - Fundada a nova e atual capital do Brasil, Brasília.


Ficheiro:BSB 02 2013 Eixo Monumental 5884.JPG
Vista aérea do centro de Brasília (Plano Piloto) ao longo do Eixo Monumental, com destaque para o novo Estádio Mané Garrincha (à esquerda), o Congresso Federal e a Praça dos Três Poderes (à direita). Toda a área residencial da Asa Norte é vista no meio da imagem.

Isabel II com a irmã Margarida (à frente) e a sua avó Maria de Teck (ao lado)
Ficheiro:Elizabeth II greets NASA GSFC employees, May 8, 2007 edit.jpg
Veja vídeo 

Getty Images


1957 - José Wasth Rodrigues, pintor brasileiro > Saiba mais e veja imagens


 Uma rua da São Paulo antiga (aquarela)

Rio Tamanduateí tendo acima a Igreja do Carmo (aquarela) 


Pátio do Colégio, óleo 100x66 cm. José Wasth Rodrigues,
1918 [Acervo do Museu Paulista] (Pitoresco)

  • Brasília - aniversário da cidade
  • Lins - aniversário da cidade
  • Itapema - aniversário da cidade e feriado municipal
  • Bofete - aniversário da cidade e feriado municipal
  • Palmital - Aniversário de Emancipação Político-Administrativa
  • Dia da Latinidade
  • Dia do Metalúrgico
  • Dia da Polícia Civil
  • Dia da Polícia Militar
  • Dia do Têxtil
  • Dia de Tiradentes - Feriado em comemoração ao mártir mineiro

Estados Unidos

  • Dia dos Profissionais Administrativos

Internacional

Itália

  • Roma - aniversário da cidade

Religião

Signo

  • Dia do início do signo de Touro

  • Ficheiro:Taurus2.jpg
  • Touro ou Tauro é o segundo signo astrológico do zodíaco, situado entre Áries e Gêmeos e associado à constelação de Taurus. Seu símbolo é um boi. Forma com Virgem e Capricórnio a triplicidade dos signos da Terra. É também um dos quatro signos fixos, juntamente com Leão, Escorpião e Aquário. Com pequenas variações nas datas dependendo do ano, os taurinos são as pessoas nascidas entre 21 de Abril e 20 de Maio. Osíris era um deus da vegetação do Egito e aparecia com uma cabeça de touro. No Egito, quando o touro sagrado morria, colocavam-lhe um disco de ouro entre os chifres (símbolo do sol, a força da vida) e era pranteado e mumificado. O voltear dos toureiros de hoje, entre os chifres do touro, lembra a dança em honra ao animal. Zeus apaixonou-se por Europa, que brincava na praia. Transformou-se num belo touro branco e aproximou-se ajoelhando-se aos pés dela. Europa não resistiu e trepou em cima do touro, que a transportou pelo mar até a Ilha de Creta, onde a fecundou. Na constelação de Touro só aparece a sua parte dianteira, porque o resto ficou submerso no mar.
    Mais tarde, em Creta, Europa deu à luz ao futuro rei Minos; como rei tinha um belo rebanho de touros dedicados a Poseidon e disse-lhe que se o deus o fizesse rei dos Mares – símbolo da conquista marítima – ele lhe daria seu animal mais belo. Então Creta floresceu, tornando-se uma ilha forte, mas Minos era avarento e cobiçoso, não queria se desfazer daquilo que possuía e menos ainda, das melhores. Por isso resolveu enganar Poseidon oferecendo-lhe um touro de segunda categoria. Poseidon se aborreceu e pediu ajuda a Afrodite para vingar-se.
    Minos era casado com Pasifae e sua mulher apaixonou-se por um belo touro branco. Pasifae pediu ajuda a Dédalo, um arquiteto que vivia na corte, patrocinado pelo rei. Dédalo vendeu-se, colaborando contra seu benfeitor em troca de bens materiais, construindo uma espécie de vaca para Pasifae se disfarçar e poder se unir ao touro. Dessa união nasceu o Minotauro, um monstro metade homem, metade touro.
    O Minotauro representa o ser humano consumido pelos seus desejos e o conflito entre o lado humano e o bestial, existente em todos nós. O monstro precisava ser preso e o rei mandou Dédalo construir-lhe uma prisão: o labirinto.
    O labirinto foi, na verdade, um palácio complicado na Ilha de Creta, a fim de que não fosse invadido e, também, um mosaico desenhado no chão onde se dançava em honra dos deuses da fertilidade. Até hoje, ambos existem em Creta.
    Então, o Minotauro, preso no labirinto, exigia carne humana de atenienses, para comer de 9 em 9 anos. Representa o homem obcecado pelo seu apetite devorador e que nada lhe contém.
    Teseu, herdeiro do trono de Atenas, resolve ir dominar o Minotauro. Encontra Ariadne, filha do rei Minos que se apaixona pelo herói, e dá-lhe um novelo de linha, a fim de que pudesse entrar no labirinto sem se perder.
    O novelo simboliza um plano e um propósito que os taurinos devem ter para não entrarem cegamente numa empreitada de longo alcance. O labirinto é o emaranhado de desejos e sensações físicas e materiais do ser humano. Teseu mata o Minotauro e volta para sua terra, abandonando Ariadne. Minos fica furioso e prende Dédalo dentro do labirinto criado por ele, significando isso o artista aprisionado pela sua obra porque fez concessões, criando conforme a exigência do seu patrocinador e sacrificando a independência da sua criatividade.



Sabedoria, Saúde e $uce$$o: Sempre.