Dia 02 de Abril de 2022, completamos 39 anos sem Clara Nunes.
2 – CLARA também era compositora e uma grande pesquisadora de ritmos nativos e da cultura afro-brasileira, não limitando-se apenas à música, mas aos costumes, tradições, credos, vestimentas e danças.
3 – Foi a primeira mulher brasileira a vender mais de 100 mil discos, marca antes somente atingida por homens, quebrando um tabu da época, de que mulheres não vendiam álbuns. Isso aconteceu com o seu álbum Alvorecer, de 1974, que conta com a clássica canção eternizada em sua voz – Conto de Areia, de Romildo Bastos e Toninho Nascimento – e ultrapassou as 300 mil cópias vendidas.
4 – Sempre à frente do seu tempo, a Artista trazia em suas pesquisas e nas canções que escolhia defender, uma proposta de reflexões imprescindíveis acerca da identidade de gênero, etnia e credo. Levantou debates sobre o preconceito étnico-racial e a intolerância religiosa, quando esses temas ainda se apresentavam timidamente no Brasil, trazendo luz à história sociopolítica e sociocultural do país.
7 – O primeiro disco de CLARA NUNES, A Voz Adorável de CLARA NUNES, de 1966, traz influências do bolero e do Samba-Canção, algo que a Artista costumava Escutar e Cantar desde a infância. É a partir do seu segundo disco, Você Passa Eu Acho Graça (Canção-título de Ataulfo Alves e Carlos Imperial que fez muito Sucesso em sua voz), de 1968, que CLARA passa a trazer o Samba para o centro do seu Repertório.
9 – CLARA nos deixou inesperadamente aos 40 anos de idade, quando precisou submeter-se a uma cirurgia de varizes e acabou tendo uma reação alérgica a um componente anestésico e sofrendo um choque anafilático e uma parada cardíaca. Sua partida precoce não a impediu de fazer história como uma das mais belas e importantes vozes da nossa história. Ao todo, durante sua carreira, vendeu quatro milhões e quatrocentos mil discos.
Cidad3: Arte - Conhecimento -
Solidariedade!!!
Imprensa Livre!!!
http://sulinhacidad3.blogspot.comhttps://twitter.com/SulinhaSVO
http://www.facebook.com/sulinhasvo