1882 – Nascia em Taubaté/SP, José Renato Monteiro Lobato.
Anos depois trocou o Renato por Bento para poder usar a bengala do Pai, cujo bastão estavam Gravadas as iniciais JBML.
Escritor e Editor foi Importante para a Vida Cultural e Econômica do país.
Fundou a 1a. Editora, a Cia Editora Nacional e a Cia. Petróleos do Brasil.
Em 1904 tornou-se promotor público. Em 1912, casado, tornou-se Fazendeiro assumindo as Terras que recebeu como herança do Avô. Foi aí que começou Escrever as obras Rurais, como Urupê, Jeca Tatu, seu Maior Sucesso, o Sítio do Pica-Pau Amarelo, entre outros.
O homem que Revolucionou a Indústria Editorial no país, fixou-se na Memória e no coração dos Brasileiros graças ao conjunto de sua obra Literária, voltada para Crianças, Jovens e adultos.
Foi personagem extremamente popular no Brasil, entre os anos de 1935 e 1948 - enquanto Vivo - e a sua popularidade, principalmente como Autor de Livros Infantis, estendeu-se até boa parte da década de 50. Foi o Autor que mais Escreveu para Crianças em todo o mundo, sendo a sua obra considerada a mais extensa de Literatura Infantil de que se tem Notícia. No período de 1925 a 1950, foram vendidos um milhão e meio de exemplares de seus Livros.
Personagens como Dona Benta, Narizinho, Pedrinho, Emília, Visconde de Sabugosa e Tia Anastácia, Encantaram gerações e ainda fazem Muito Sucesso.
Kuka
Cidad3: Arte - Cultura - Solidariedade!!!
Imprensa Livre!!!
Saúde, Sorte e $uce$$o: Sempre!