23 maio, 2014

24 de maio - Eventos historicos e Feriados

24 de maio (AO 1945: 24 de Maio) é o 144.º dia do ano no calendário gregoriano (145.º em anos bissextos). Faltam 221 para acabar o ano.

Eventos históricos


Em 24/05/1831, o imperador brasileiro D. Pedro I abdica em favor de seu filho, o príncipe D. Pedro, que tinha, então, apenas 6 anos de idade.
A abdicação do Imperador Pedro I do Brasil, ocorreu em 7 de abril de 1831, em favor de seu filho D. Pedro de Alcântara, futuro D. Pedro II. O ato marcou o fim do Primeiro Reinado e o início do período regencial, no Brasil, e uma série de disputas em Portugal e oferecimentos dos tronos da Grécia e de Espanha, na Europa. Saiba mais 
Ao levantar, pela manhã, o menino (príncipe D. Pedro) deu pela falta do pai e ficou sabendo que este já se achava a bordo do navio, pronto para zarpar a Portugal. Pediu, então, à sua aia, que lhe escrevesse uma carta dizendo ao pai de seus sentimentos. D.  Pedro I respondeu de pronto:

"Meu querido filho, e meu imperador. Muito lhe agradeço a carta que me escreveu, eu mal a pude ler porque as lágrimas eram tantas que me impediam a ver; agora que me acho, apesar de tudo, um pouco mais descansado, faço esta para lhe agradecer a sua, e para certificar-lhe que enquanto vida tiver as saudades jamais se extinguirão em meu dilacerado coração.

Deixar filhos, pátria e amigos, não pode haver maior sacrifício; mas levar a honra ilibada, não pode haver maior glória. Lembre-se sempre de seu pai, ame a sua e a minha pátria, siga os conselhos que lhe derem aqueles que cuidarem na sua educação, e conte que o mundo o há de admirar, e que me hei de encher de ufania por ter um filho digno da pátria.

Eu me retiro para a Europa: assim é necessário para que o Brasil sossegue, o que Deus permita, e possa para o futuro chegar àquele grau de prosperidade de que é capaz.

Adeus, meu amado filho, receba a benção de seu pai que se retira saudoso e sem mais esperanças de o ver.”

    D. Pedro de Alcântara
    Bordo da Nau Warspite

    12 de abril de 1831 (Pitoresco)

Feriados e eventos cíclicos

Internacional

  • Dia Europeu dos Parques Naturais

Brasil

Religião

Mitologia



Sabedoria, Saúde e $uce$$o: Sempre.