12 janeiro, 2014

As incriveis geladeiras que não precisam de eletricidade para funcionar - Diario Insano








A refrigeração convencional faz um trabalho incrível mantendo os alimentos frescos. Mas essa tecnologia não ajudou habitantes de áreas que vivem sem eletricidade. O Zeer Pot, conhecido popularmente como Pot-in-pot Refrigerator (algo como geladeira de pote no pote), requer apenas água, areia, e um clima quente e seco para preservar produtos através do resfriamento evaporativo.



O Zeer Pot foi desenvolvido em 1995 por Mohammed Bah Abba, um professor nigeriano que veio de uma família de fabricantes de panela. O design é incrivelmente simples: um vaso aninhado dentro de outro maior, com uma camada de areia molhada que os separa. À medida que a água evapora através da superfície do recipiente externo, ela retira calor a partir do interior do vaso menor, mantendo os alimentos frescos de três a quatro semanas sem o uso de um único watt de eletricidade.

Por seus esforços, Bah Abba foi agraciado com 75 mil dólares e o prêmio Rolex de empreendedorismo 2000, o Prêmio Shell Mundial para o Desenvolvimento Sustentável em 2001 e também considerada uma das invenções do ano pela revista Time. 


O invento mudou a vida de famílias pobres da África rural, mas pode ser usado por qualquer um que queira poupar um pouco de energia aproveitando as forças mais básicas da natureza. 


Mohammed Bah Abba e o Zeer Pot
Recentemente, o artesão indiano Mansukhbhai Prajapati, motivado pelas altas temperaturas de seu país, desenvolveu um recipiente de cerâmica que mantém os alimentos frescos, substituindo a geladeira e que também não necessita de eletricidade para funcionar.

Prajapati trabalhava com a fabricação de objetos de cerâmica para armazenamento de água fresca no verão indiano, quando as temperaturas ultrapassam os 40°C. Assim, percebeu que a matéria-prima poderia servir também para a construção de uma espécie de geladeira.

Para manter a temperatura dos alimentos, o artigo conta com uma câmara de água em sua parte superior, escorrendo o líquido pelas laterais da geladeira e, ao evaporar, diminui o calor, o que faz com que os mantimentos permaneçam frescos.

O refrigerador que recebeu o nome de Miticool e apelidado de “geladeira dos pobres” é produzido por uma fábrica, com 20 pessoas empenhadas na sua fabricação e custa aproximadamente 135 reais.

Construído de forma simples, o refrigerador promove o bem-estar da natureza, da sociedade e já acumula prêmios e elogios de ambientalistas. 



Mansukhbhai Prajapati e o Miticool

Caso você queira fazer a "geladeira de pote no pote", sua construção é extremamente simples. Veja como fazer:

Materiais necessários

  • Dois vasos com diferenças de diâmetro.
  • Um saco de areia.
  • Um quadrado de pano o suficiente para cobrir a parte superior do recipiente interno.
Se os vasos tiverem furos de drenagem, tampe-os com um pouco de cortiça ou outro material impermeável.


Como fazer

Coloque o vaso menor dentro de outro maior, e preencha o espaço entre os dois com areia molhada. Coloque os alimentos no interior do vaso menor e cubra com o pano úmido. Feito isso é só molhar periodicamente a areia – em média duas vezes por dia.




Só lembrando que as geladeiras servem apenas para manter os alimentos frescos.