26 outubro, 2013

RENATO BARROS E SEUS BLUE CAPS FOI QUEM LANÇOU THE BEATLES NO BRASIL! via Vicente Telles


-- 
RENATO BARROS E SEUS BLUE CAPS FOI QUEM LANÇOU THE BEATLES NO BRASIL!
****
Renato Barros, o líder da maior banda Brasileira que foi e é Renato e Seus Blue Caps, é um dos precursores da “Jovem Guarda” e ainda jovem despertou no cenário artístico através dos seus vocais inconfundíveis, uma base de guitarra que virou identidade da jovem guarda e com seus deliciosos solos num universo repleto de criatividade e diferente, chegando a incomodar a MPB, que através da Tropicália fez grandes movimentos culminando em passeatas contra a Guitarra Elétrica. Foram então metralhados pela beleza da sonoridade deste jovem, que além de tocar no seu grupo solos e bases magníficas, tocava também em discos de outros artistas que, inclusive, traziam na capa de seus discos os devidos créditos, informando… “Artista acompanhada por Renato e Seus Blue Caps”.
Renato também foi autor de grandes hits como: “Você não serve pra mim”, “Não há dinheiro que pague”, “Maior que o meu amor”, “Devolva-me”, “A pobreza”, “Feche os olhos”, “Menina Linda”, “Não aceito o teu Adeus”, “Devo tudo a você” “Eu não sabia que você existia” e “Perdi Você” e foi criador das primeiras versões de The Beatles, que por muitas vezes pessoas chegavam até a pensar que Renato e Seus Blue Caps era o original e que The Beatles era a versão de Renato. Era pura genialidade deste jovem acompanhado de dois irmãos, Paulo César Barros, Ed Wilson e do amigo Cid. A sua guitarra criou até outros estilos como o próprio movimento que chamam de brega, através daquela base de guitarra que marcou a Jovem Guarda. Renato Barros é copiado até hoje.
Os próprios artistas que lutaram contra a sua Guitarra Elétrica, pouco tempo depois já sentiam a necessidade de colocar em suas gravações a Guitarra Elétrica… Todos se renderam e este som que até hoje contagia todos nós. Hoje mesmo (09-08-2013) eu e Renato nos falamos por quase uma hora e ele inclusive confirmou a sua presença num show que produzo no teatro Rival Petrobras com a Banda “A Janela Do Rei Rock’n’roll”, que inclusive regravaram a canção “Você não serve pra mim” de Renato Barros tendo a gravação original sido feita por Roberto Carlos…
Sou muito fã do Renato como artista e como ser humano e muito feliz por ele ter embalado a minha infância e adolescência e hoje é um grande amigo.
Obrigado meu amigo gênio da arte da musica!… Você é esplêndido, grande Renato”…
Que atirem a primeira pedra quem não curtiu Renato Barros e seus Blue Caps!…

Vicente Telles