15 outubro, 2013

A EstudentA ... Dilma Bolada

-- 


Sempre que você olha um professor, há sempre uma figura oculta, que é um cachorro atrás, o que é algo muito importante... Não, pera. Misturei aqui.

Hoje é dia do professor, mas eu não preciso dedicar um feliz do do professor pra ninguém. Eu fiz algo muito maior do que isso: eu defendi uma maior valorização do professor - via Twitter, mas foi um tweet muito forte e cheio de sentimentos. 

Poderia ter feito alguma lei ou criado algum benefício para, de fato, valorizá-los mais, mas acho que só falar alguma coisa comovente na Internet deve distrair o pessoal da Educação até eles serem lembrados de novo. Né?

E, então... vamos ao que interessa. Vocês vieram aqui hoje porque querem que eu lecione um pouco de Português.

Mas Presidenta? Mas, afinal, que palavra é essa?

No português, existem os particípios ativos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante...

Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade, que constitui-se a existência de algo real.

Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte.

Portanto, a pessoa que preside é PRESIDENTE, e não "presidenta", independentemente do gênero, masculino ou feminino. Se diz capela ardente, e não capela "ardenta"; se diz estudante, e não "estudanta"; se diz adolescente, e não "adolescenta"; se diz paciente, e não "pacienta".

Um exemplo (negativo) seria:

"A candidata a presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta. Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, coitado, só para ficar contenta."



Arte. Cultura e Educação 
Sabedoria, Saúde e $uce$$o: Sempre.