24 janeiro, 2025

Visão Se7e

 

24 janeiro 2025

VISÃO Se7e: 21 exposições para ver de norte a sul

Olá, bom-dia! 
 
Numa semana em que o mundo parece regredir a cada dia (ou à velocidade de cada decreto assinado no outro lado do Atlântico), salvemo-nos através da arte, do cinema, da música, dos livros... Numa entrevista exclusiva à VISÃO desta semana, já nas bancas, a Nobel da Literatura sul-coreana, Han Kang, lembra que “depois das guerras e dos massacres, o amor continua”. Haja esperança no futuro, portanto. 

  
No site da VISÃO Se7e, entre exposições, novos restaurantes, passeios ou séries de televisão, encontra sempre algumas dessas “boias” de salvação. 
 
Tenha um bom fim de semana.

Na Praça das Flores, tudo de novo 

Em Lisboa, entre o Príncipe Real e São Bento, surgem, de quando em vez,  novos restaurantes, bares de cocktails, garrafeiras e geladarias. A Susana Lopes Faustino foi conhecer sete novidades e garante que nem os dias de chuva demovem os clientes.

Cozinha criativa no Porto 

Chama-se Luffa o novo restaurante, na Rua do Bonjardim, cheio de criatividade – caso desta dourada servida com mandioca frita e nabiças (na foto). Tudo sazonal e orgânico, como o fruto que lhe deu nome.

Sarrabulho em Ponte de Lima 

Ligado à matança do porco, o repasto remonta ao início do século XX e tem levado milhares de comensais à vila minhota. Neste fim de semana, 24 a 26, dezenas de restaurantes servem-no à mesa ainda a fumegar: arroz carolino malandro com carne desfiada, acompanhado de uma travessa com rojões, chouriças e batata assada. Bom apetite!

Exposições a não perder 

“Temos a arte, para não morrer ou enlouquecer perante a verdade”, dizia Nietzsche. As pinturas abstratas e coloridas de Vivian Suter, em Lisboa, ou as fotografias de Nixon, em Cascais; a maior antológica de Francisco Tropa, no Porto, ou os vídeos performáticos de Kim Gordon, em Braga, são boas formas para “transfigurar a desordem do mundo em beleza”.  

Atravessar o Atlântico

Depois dos Descobrimentos pelo mar, Gago Coutinho e Sacadura Cabral demonstraram que os céus também podiam ser portugueses. É a história dessa primeira viagem, entre Lisboa e o Rio de Janeiro, em 1922, que nos conta a nova série da RTP 1, A Travessia, protagonizada pelos atores-aviadores Gonçalo Waddington e Miguel Damião.  

A brasileira a caminho do Oscar 

O Globo de Ouro que Fernanda Torres recebeu em Los Angeles, nos primeiros dias de janeiro, deixava antever que o papel de Eunice Paiva iria dar que falar. Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, está nomeado para os Oscars em três categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz (Fernanda Torres) e continua nas salas de cinema – onde tem deixado os espectadores entre lágrimas e aplausos.

Rumo a Braga em 2025

A Cidade dos Arcebispos é este ano a Capital Portuguesa da Cultura. Como se já não houvesse motivos de sobra para uma visita, neste sábado, 25, é dado o pontapé de saída para um ano recheado de programação cultural, que vai cruzar todas as artes.