27 setembro, 2024

SECOM - Senado Notícias

 


José Ronald Golias foi um ator e comediante brasileiro, considerado um dos pioneiros da televisão no país. Wikipédia
Nascimento: 4 de maio de 1929, São Carlos, São Paulo
Falecimento: 27 de setembro de 2005, São Paulo, São Paulo

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Proibição de celulares em escolas será debatida no Senado, diz Flávio Arns

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Proibição de celulares em escolas será debatida no Senado, diz Flávio Arns

O Ministério da Educação está elaborando um projeto de lei que deve ser enviado à Câmara em outubro, visando proibir o uso de celulares nas escolas. O presidente da Comissão de Educação (CE), senador Flávio Arns (PSB-PR), destacou que o tema deve ser debatido no Congresso.

Cerca de 15,5 mil candidatos concorrem às prefeituras neste ano
Nas eleições de outubro, 13.128 homens e 2.324 mulheres concorrem às prefeituras dos 5.565 municípios brasileiros. Desse total, 9.959 declararam ser brancos e 5.746, pretos ou pardos. Apenas 46 candidatos se declararam indígenas. As profissões mais frequentes entres os candidatos são: empresários e advogados.

Para enfrentar queimadas, especialistas cobram recursos para órgãos ambientais
O crescente número de queimadas foi discutido em Plenário por senadores e especialistas na quarta-feira (25). Eles defenderam mais fiscalização, comprometimento com acordos internacionais e mais recursos para órgãos ligados ao meio ambiente.

CE debate atendimento a alunos com deficiência no Plano Nacional de Educação
A Comissão de Educação (CE) debate na próxima segunda-feira (30) a abordagem prevista para alunos com deficiência no novo Plano Nacional de Educação (PNE). A audiência pública, marcada para as 10h, faz parte de um ciclo de debates sobre o novo PNE. Os parlamentares analisam o projeto de lei ( PL) 2.614/2024 , que institui o plano com vigência entre 2024 e 2034. Antes de ser votada no Senado, a matéria, encaminhada pelo Poder Executivo, precisa passar pela Câmara dos Deputados.

Lei garante mais agilidade no controle de emergências sanitárias
O Ministério da Agricultura e o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) ganharam mais poderes para enfrentar emergências  sanitárias no Brasil. A Lei 14.989, de 2024 , sancionada nesta quinta-feira (26), permite agilizar processos como a doação de materiais e  equipamentos para combate a crises fitossanitárias e zoossanitárias, além de flexibilizar regras para contratação temporária nessas situações emergenciais.

Nova lei garante ensino sobre as grandes contribuições de mulheres à humanidade
A partir de 2025 será obrigatório em todo o país o estudo sobre as contribuições de mulheres à humanidade. Os currículos dos ensinos fundamental e médio das escolas públicas e privadas deverão abordar as experiências e as perspectivas femininas na história do Brasil e do mundo.

Sancionado atendimento psicológico para filho de vítima de violência ou de detento
A lei que assegura atendimento médico e psicossocial a filhos de vítimas de violência grave ou de presos foi sancionada sem vetos pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin. O Diário Oficial da União publicou nesta quinta-feira (26) a Lei 14.987, de 2024 , que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA  —  Lei 8.069, de 1990 ) e passa a vigorar em 90 dias.

Senado se destaca em índices de governança e sustentabilidade do TCU
O Senado Federal melhorou seu desempenho no Índice de Governança e Sustentabilidade (iESGo), feito pelo Tribunal de Contas da União (TCU), ao alcançar o percentual de 74,80%. Na versão 2024, a Casa se destaca nos novos critérios socioambientais, obtendo um resultado de 95,50% no Índice Integrado de Sustentabilidade Ambiental e Social (iES).

Adiada audiência pública na CSP sobre pessoas desaparecidas
Foi adiada a audiência pública da Comissão de Segurança Pública (CSP) prevista para esta sexta-feira (27), às 9h30. A nova data do debate sobre o desaparecimento de pessoas, sugerido pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF), ainda será agendada pela comissão. A CSP escolheu a Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas como política pública a ser acompanhada em 2024.

Enviado por Agência Senado

Cidad3: Imprensa Livre!!!