11 de Dezembro de 1910 – Nascia um dos mais Geniais Compositores Brasileiros Noel de Medeiros Rosa, no chalé da Rua Teodoro da Silva, Vila Isabel, RJ, de parto a fórceps, que provocou afundamento e fratura do maxilar, causando no queixo um defeito que o acompanhou pela Vida. Evitava comer em público pela dificuldade de mastigar. Uma curta, mas, talvez a mais Produtiva carreira da MPB. Em 8 anos, Noel Rosa influiu decisivamente na Cultura Brasileira.
Compôs Mais de 250 Composições. Tudo era motivo para Compor. Seus Sambas foram Gravados pôr todos os Grandes Cantores e Cantoras Brasileiras. Segundo Almirante, Noel Escrevia para outros Compositores, sem fazer questão de aparecer como Autor.
Começou no "Bando dos Tangarás", formado por Carlos Braga (João de Barro e/ou Braguinha) e Henrique Fóreis Domingues (Almirante).
Seu 1o. Sucesso foi Com que Roupa? (1930) Compacto Vendeu 15 mil exemplares, um Recorde para época. Em 1931 Gravou Um Gago Apaixonado.
Respeitado em todas as Emissoras e Programas de Rádios, chegou a ter um quadro no Programa Casé, da Rádio Philips. Fazia Improvisações e acumulava as funções de Cantor e contra-regra. Também era Caricaturista. Gozador, frequentador de bordeis, mulherengo. O botequim era seu Verdadeiro e predileto bar: “Noel Rosa dormia pouco, comia pouco e bebia muito” Braguinha.
Em 1934 casou-se com Lindaura Pereira da Mota.
Ela com 13 ele com 23 anos. Mas teve Juraci Correia de Morais, a Ceci, Amante e Musa. Não era Segredo para ninguém – nem para esposa. Para a Amante Compôs Pra Que mentir e O Último Desejo - Gravado por Aracy de Almeida, em julho/1937, quando ele já havia partido.
Pela sua Vida Boêmia, sofreu muito com a tuberculose. Num desses tratamentos, deixou um bilhete para Almirante: “Tenho pena daqueles que estou incomodando com a minha merecida moléstia”.
Partiu na mesma Casa que Nasceu, em 04 de maior de 1937, aos 27 anos.
“Noel Rosa é uma Escola especial dentro das diversas Escolas que Compõem o universo do Samba. É o Pioneiro de uma forma, na qual a Poesia popular, altamente Sofisticada, embora saindo de maneira simples, junta-se a uma Melodia inspirada, de Grande refinamento, dando as suas Composições uma dimensão poucas vezes atingida na História da nossa Música popular” Paulinho da Viola.
Cidad3: Arte - Conhecimento -
Solidariedade!!!
Imprensa Livre!!!
Saúde, Sorte e $uce$$o: Sempre!