O estudo foi feito em parceria com a Editora Científica Elsevier e publicado em 04 de outubro de 2023. Ao todo, 64 pesquisadores da UFMG figuram na lista.
A influência dos pesquisadores é avaliada por meio de registros do Scopus, um dos maiores bancos de dados mundiais de resumos e citações Científicas. A metodologia utilizada pelo pesquisador resultou em uma lista com os 100 mil Cientistas com maior pontuação em diferentes áreas do Conhecimento.
Os Autores do artigo, o pesquisador da Universidade de Stanford John Ioannidis e seus colaboradores, organizaram dois rankings distintos: um que analisou o impacto do pesquisador ao longo de sua carreira e outro que avaliou os impactos da atuação em 2022.
Considerando os dois indicadores, a lista final contém 210.198 pesquisadores. O Brasil tem, assim, 0,61% do total, ocupando a 25ª posição no ranking global.
A UFMG é seguida pelas universidades federais UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), com 54 pesquisadores cada uma.