27 outubro, 2023

Concentrado proteico de feijão: Substituto brasileiro para Whey Protein - Somente Boas Noticias.





De acordo com matéria no Globo Online, uma proteína brasileira à base de feijão carioca pode substituir o Whey Protein. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) criou um concentrado proteico a partir do feijão carioca:

Para os frequentadores de academia, o Whey Protein, que é feito com a proteína do soro do leite e ajuda no aumento da massa muscular, é um dos itens mais desejados. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) criou um concentrado um concentrado proteico a partir do feijão carioca que promete ser uma substituição para o suplemento.

Os grãos, cultivados em solo brasileiro, são um ingrediente proteico de alta qualidade. Além disso, serão 80 gramas de proteína para cada 100 gramas do produto, o que representa 80% da sua composição. Como o Whey, o produto desenvolvido pode complementar a alimentação, oferecendo uma alternativa a quem necessita ou deseja aumentar a ingestão de proteínas.

Como resultado, vai ser possível acrescentar o concentrado em alimentos à base de vegetais — também chamados de plant-based — que são similares a produtos de origem animal como hambúrgueres, empanados, salsichas, linguiças, leites vegetais e iogurtes, assim como alimentos panificação, bebidas e suplementos alimentares.

“O fato de o feijão ser uma das leguminosas mais representativas para o país influenciou a ideia de obter um concentrado proteico de outra leguminosa, que não a soja e a ervilha. Como temos grande produção nacional de feijão, inclusive para exportação, consideramos que é uma matéria-prima ideal para obter esses concentrados proteicos”, explica pesquisadora Janice Lima, em comunicado.

Outro ponto de interesse é que os aminoácidos essenciais, responsáveis pela formação de proteínas dentro do organismo, contidos no grão do feijão são mantidos no concentrado proteico. Mas nenhuma dessas propriedades afeta o sabor.

Leia mais clicando aqui.

Cidad3: Arte - Conhecimento - 
Solidariedade!!!  
Imprensa Livre!!!