Galileu Galilei (1564-1642) foi um Matemático, Físico, Astrônomo e Filósofo Italiano. Fundamentou cientificamente a Teoria Heliocêntrica de Copérnico. Desmitificou lendas, estabeleceu princípios e causou uma Renovação na História da Ciência.
Galileu Galilei nasceu em Pisa, Itália, no dia 15 de fevereiro de 1564. Era filho de Vincenzo Galilei, um comerciante de lã e de Giulia Amnannati. Ainda criança, Galileu revelou capacidades raras.
Interessado em Artes, Realizou Excelentes Pinturas e, com Grande Habilidade manual fabricava Brinquedos e Engenhocas. Tocava Órgão e Cítara. Estimulado pelo pai, entrou na Universidade de Pisa a fim de Estudar Medicina.
Matemática e Astronomia
Em 1589, foi convidado para Lecionar Matemática na Universidade de Pisa. Com 25 anos, Galileu não era bem visto pelos outros Professores. Não tinha o título Universitário e Ousava por em dúvida a Ciência de Aristóteles.
Em 1591, depois de intrigas e disputas, com os adeptos de Aristóteles, Galileu perdeu o posto de Professor. Em 1592, através da indicação do senado de Veneza, Galileu é nomeado para Lecionar Matemática na Universidade de Pádua.
Teorias e Realizações
- Descobriu e enunciou as leis que regem o movimento pendular.
- Idealizou e Desenhou um relógio Preciso utilizando o pêndulo.
- Criticou abertamente as “leis do movimento” enunciadas por Aristóteles que afirmava que “um corpo leve cai mais devagar do que um pesado” e, formulou que: “Dois corpos, caindo a uma só tempo de alturas iguais, tocarão o solo no mesmo instante, apesar da diferença de peso”.
- Inventou o termômetro.
- Construiu uma Luneta telescópica.
- Contestou a teoria de Aristóteles de que a Terra era o centro de todos os movimentos Celestes. Com sua Luneta, mostrou que Júpiter também era um Centro Astral, com quatro Satélites girando à sua volta.
- Descobriu os anéis de Saturno.
- Fundamentou cientificamente a Teoria Heliocêntrica de Nicolau Copérnico.
Conflito com a Igreja e morte
Galileu Galilei passou a Vida inteira em conflito aberto com o poder religioso, que controlava rigorosamente a Ciência do seu tempo. Mergulhado no mundo da Física e da Astronomia, desmistificou lendas, negou teorias e estabeleceu novos princípios.
Foi obrigado pelas autoridades da Inquisição, que defendiam as leis de Aristóteles e renegavam sua Brilhante Explicação e ampliação da teoria heliocêntrica de Copérnico, a renegar publicamente as verdades Científicas que Descobrira e Desenvolvera, sob a ameaça de pena de morte.
Impedido de prosseguir os Estudos sobre o sistema de Copérnico, ele recolheu-se a seu castelo, em Arcetri, nos arredores de Florença, onde se dedicou a comprovar novos métodos de Pesquisa Científica baseados na Experimentação.
Obras de Galileu Galilei
- O Mensageiro das Estrelas (1610) – além de descrever o relevo da Lua, quatro satélites de Júpiter e a constituição da Via Láctea. Endossava a opinião de Nicolau Copérnico que afirmava ser o Sol e não a Terra o centro do Universo.
- História das Manchas e Acidentes do Sol (1513).
- Diálogo Sobre os Dois Máximos Sistemas do Mundo (1632) – confronta o sistema de Ptolomeu que Acreditava que a Terra era o centro do Universo e o de Copérnico, com favores para o segundo, causando grande celeuma. Explica as razões que provam o movimento da Terra em torno do Sol.
Cidad3: Arte - Conhecimento - Solidariedade!!!
Imprensa Livre!!!