Dorival Caymmi veio de Salvador para o Rio de Janeiro no final da década de 1930, em busca de trabalho e com a pretensão de estudar Direito. Mas logo estourou nas rádios nacionais com sucessos como O que é que a baiana tem, música imortalizada na voz de Carmem Miranda.
Foi um caminho sem volta: o jovem rapidamente se tornou um dos músicos mais populares do país. Suas canções, que retratavam a Bahia, o Rio, a religiosidade, o amor e tantos outros temas, conquistaram e ainda conquistam milhares de brasileiros.
"Uma das características de Caymmi que chamou muita atenção é porque ele compunha, ele fazia a letra, ele tocava e ele cantava. Então era um artista completo. O que era raro", explica Stella Caymmi, neta e biógrafa do compositor.
Dorival Caymmi inovou a maneira de compor, tocar e cantar, influenciando as novas gerações. Ao longo de sua carreira, foi responsável por músicas memoráveis, como O Bem do Mar, O Samba da Minha Terra, Maracangalha, Marina e Só Louco.
"Caymmi nunca entrou em declínio, ele nunca parou de compor. Isso dá uma alegria da gente festejar o centenário dele, saber que é um homem que teve vida longa.", comemora Rosa Araújo, presidente do Museu da Imagem e do Som e especialista em música brasileira. Direção: Rafael Casé
Reportagem: Vera Barroso
Apoio edição de texto: Carolina Pessôa e Renata Sá
Edição de Texto: Luciana Góes
Edição de Imagens: Ubirajara Abreu
Edição de Imagens, de som e finalização: Fábio Melo
Produção Executiva: Linei lopes
Imagens: André Rodrigo, Alexandre Nascimento
Imagens Complementares: Euzébio Gomes, Marcelo Padovan e Gabriel Penchel
Auxiliar técnico: Alexandre Souza, Lion Silva, Ricardo Filé e Robson Freire
2008 - Dorival Caymmi, cantor, compositor e pintor brasileiro (n. 1914).
Dorival Caymmi (Salvador, 30 de Abril de 1914 – Rio de Janeiro, 16 de agosto de 2008) foi um cantor, compositor, violonista, pintor e ator brasileiro.
Sabedoria, Saúde e $uce$$o: Sempre.