02 maio, 2014

Leonardo da Vinci - A Restauração do Século

De anatomista a poeta, Leonardo Da Vinci era simplesmente um gênio. Seu legado marcou a história em diversos campos da arte e da ciência durante cinco séculos. Obras como "Mona Lisa", "A Anunciação" e "A Última Ceia" sobrevivem até hoje por mais de 500 anos, graças ao trabalho de restauradores.
O processo de restauração é essencial para preservar um acervo. O restaurador reconhece o valor histórico de uma obra e garante que ela se mantenha bem cuidada e íntegra, conservando suas características originais. Na história da arte, os métodos de conservação são, muitas vezes, polêmicos. Isso acontece porque os profissionais da área, quase sempre, divergem de opinião quanto às técnicas aplicadas, o material a ser utilizado e até mesmo o procedimento adequado de intervenção.


Leonardo di Ser Piero da Vinci (pron.), ou simplesmente Leonardo da Vinci (Anchiano, 15 de abril de 1452Amboise de maio de 1519), foi um polímata italiano, uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento, que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico.
É ainda conhecido como o percursor da aviação e da balística. Leonardo frequentemente foi descrito como o arquétipo do homem do Renascimento, alguém cuja curiosidade insaciável era igualada apenas pela sua capacidade de invenção.
 É considerado um dos maiores pintores de todos os tempos e como possivelmente a pessoa dotada de talentos mais diversos a ter vivido. Segundo a historiadora de arte Helen Gardner, a profundidade e o alcance de seus interesses não tiveram precedentes e sua mente e personalidade parecem sobre-humanos para nós, e o homem em si [nos parece] misterioso e distante.
Provável autorretrato de Leonardo da Vinci, cerca de 1512 a 1515

"Eu, Leonardo"

Leonardo morreu em Clos Lucé (França), em 2 de maio de 1519. Francisco I, rei da França, havia se tornado um grande amigo; e Vasari relata que o rei segurava a cabeça de Leonardo em seus braços quando este morreu — embora a história, amada pelos franceses e retratada em pinturas românticas de artistas como Ingres e Angelica Kauffmann, possa ser mais lenda do que realidade.

Vasari também conta que, em seus últimos dias, Leonardo teria pedido que um padre lhe fosse trazido, para que se confessasse e recebesse a extrema unção. De acordo com o que pediu em seu testamento, sessenta mendigosseguiram o seu cortejo. Foi enterrado na Capela de Saint-Hubert, no Castelo de Amboise. Melzi foi o principal herdeiro e inventariante, e recebeu, além de todo o dinheiro de Leonardo, todos os seus cadernos, ferramentas, sua biblioteca e seus objetos pessoais. Leonardo também se lembrou de seu antigo pupilo e companheiro, Salai, e de seu criado, Battista di Vilussis; cada um recebeu uma metade das vinhas de Leonardo, sendo que de Salai tornaram-se posses as pinturas que acompanhavam o mestre desde então. Seus irmãos também receberam terras, e sua criada recebeu um manto negro de bom material, com as bordas de pele. Mais


Ficheiro:Leonardo da Vinci01.jpgEstátua de Leonardo da Vinci na Galleria degli Uffizi.


Ficheiro:IngresDeathOfDaVinci.jpg
A Morte de Leonardo da Vinci porIngres (1818).


O Batismo de Cristo (1472–1475) — Uffizi, de Verrocchio e Leonardo

A Adoração dos Magos, (1481–1482) — Uffizi. Em março de 1481, a Leonardo foi encomendada esta pintura, pelos monges de São Donato Scopeto em Florença. O notário do mosteiro era o pai de Leonardo, e é muito provável que tenha induzido os monges a contratar seu filho.

Leonardo da Vinci na presença do Duque de Milão Ludovico Sforza, afresco de Nicola Cianfanelli.

Estudo de um cavalo, dos diários de Leonardo — Royal Library, Castelo de Windsor.


Clos Lucé, na França, onde Leonardo viveu seus últimos anos de vida, até morrer em 1519.
A Morte de Leonardo da Vinci por Ingres (1818).

As Portas do Paraíso, de Ghiberti (1425–1452), realizadas com o apoio de diversos artistas, eram motivo de orgulho na cidade.

Pequena Madona e o Menino de Verrocchio, c. 1470

Peça central de O Retábulo de Portinari, de Hugo van der Goes, feito para uma família florentina.

Lourenço de Médici entre Antonio Pucci e Francesco Sassetti, afresco de Ghirlandaio.

Estudo para um retrato de Isabella d'Este (1500) — Louvre.

Salai, criado de Leonardo da Vinci, como São João Batista (c. 1514) — Louvre.


Esboço a carvão para A Última Ceia.
Cquote1.svg Quando ouvimos os sinos, ouvimos aquilo que já trazemos em nós mesmos como modelo. Sou da opinião que não se deverá desprezar aquele que olhar atentamente para as manchas da parede, para os carvões sobre a grelha, para as nuvens, ou para a correnteza da água, descobrindo, assim, coisas maravilhosas. O gênio do pintor há-de se apossar de todas essas coisas para criar composições diversas: luta de homens e de animais, paisagens, monstros, demônios e outras coisas fantásticas. Tudo, enfim, servirá para engrandecer o artista.
Cquote2.svg

Leonardo da Vinci


Pintura inacabada de São Jerônimo no Deserto, (c. 1480), Palácio Apostólico, Vaticano.



Cquote1.svg Il bono pittore ha da dipingere due cose principali, cioè l'homo e il concetto della mente sua. Il primo è facile, il secondo difficile perché s'ha a figurare con gesti e movimente delle membra.
Cquote2.svg

Leonardo da Vincinb 23
Retrato de Bernardo di Baroncelli executado, imagem horizontalmente invertida para visualização legível da escrita leonardiana.

ANGELICO, Fra Annunciation, 1437-46 (2236990916).jpg Leonardo da Vinci - Annunciazione - Google Art Project.jpg
A Anunciação de Fra Angelico

14371446 A Anunciação de Leonardo da Vinci


Cquote1.svg A natureza benigna providenciou de modo que em qualquer parte você encontra algo para aprender.
Cquote2.svg

Leonardo da Vinci
Vale do Arno, 5 de agosto de 1473.

Detalhe do anjo atribuído a Leonardo em O Batismo de Cristo; caracterizado pela beleza, apresenta grande perfeição de perfil,54 que expressaria com total maestria no Anjo Uriel em sua futura Virgem dos Rochedos.






















Leonardo da Vinci 048.jpg Rückfläche Ginevra de' Benci.JPG
Frente e reverso de Ginevra de' Benci

A criptografia
Cquote1.svg uomo senza lettere
Cquote2.svg

Leonardo da Vincinb 28
Alguns historiadores e especialistas concluem que Leonardo gostava muito de distorcer coisas como em um quebra-cabeça. Muitos acham que sua escrita invertida era um código que protegia seus esboços contra espiões. Segundo Bruce Peterson, da RYP Australia Major Projects, Leonardo da Vinci escrevia assim porque era canhoto80 e não queria borrar os textos que criava febrilmente. Já historiadores acreditam que esta escrita era um sinal de que Leonardo da Vinci tinha dislexia, pois escrevia de forma embaralhada e às vezes gostava de formar anagramas.


Versão do Louvre

(Primeira Versão)


Versão de Londres

(Segunda Versão)

14951508
Outra

Cquote1.svg Que o teu orgulho e objetivo consistam em pôr no teu trabalho algo que se assemelhe a um milagre.
Cquote2.svg

Leonardo da Vinci85
A Virgem dos Rochedos (Versão Cheramy) (14941497), é uma pintura que, juntamente a uma representação de Maria Madalena, é atribuída a Giampietrino, pupilo de Da Vinci, da qual, acredita-se atualmente, que Leonardo possivelmente tenha participado, embora essa afirmação não seja unânime. Realizada após a versão do Louvre e anterior a versão de Londres. Foi exibida na mostra Leonardo, Genio e Visione in terra Marchigiana no Museu Mole Vanvitelliana, em Ancona por Carlo Pedretti e Giovanni Morello (2005-2006).


Arquitetura militar Durante seu período em Milão com Ludovico Sforza, Leonardo projetou vários prédios com armas de guerra e reforços. Sua habilidade para arquitetura militar contribuiu para sua fama entre os Sforza.
Entre seus mais formidáveis projetos militares está uma escada para uso numa torre fortificada. O projeto incluía quatro rampas independentes de outras. Assim, os soldados podiam subir e descer de 4 andares sem esbarrar em grupos de soldados que iam em direção contrária.
Em 1502, Leonardo projetou um fosso interessante. Ele escondeu uma torre cilíndrica debaixo d'água com um teto levemente inclinado que saía um pouco da superfície da água. Os defensores que estivessem dentro da torre poderiam disparar suas armas através da superfície da água. Feno molhado cobria o teto da torre contra os danos causados pelos disparos.
Leonardo projetou também um castelo com sistema triplo de segurança. Um dos cantos dessa construção tinha duas fortificações: a primeira estendia-se até o canto do forte e a outra estendia-se sobre parte da parede externa.

Cquote1.svg O mais belo desenho do mundo.
Cquote2.svg

Bernard Berenson54
Retrato de Cecília Gallerani, Dama com Arminho. É possível notar, na ponta dos dois dedos inferiores, retoques grosseiros, assim como na região esquerda do modelo, efeito de restaurações posteriores.

Ambrogio de Predis - Ritratto di una dama.jpg Profile of a Young Fiancee - da Vinci.jpg
Retrato de Mulher de Perfil La Bella Principessa


Cquote1.svg As mãos e os braços, em todas as suas ações, devem exibir a intenção da mente que os move, até quando for possível, porque, por meio deles, quem tiver um bom julgamento mostrará intenções mentais em todos os seus movimentos. Cquote2.svg

Leonardo da Vinci

Leonardo pintou A Última Ceia, um incrível trabalho, o mais sereno e distante do mundo temporal, durante anos caracterizado por conflitos armados, intrigas, preocupações e emergências. Ele a declarou como concluída, embora eternamente insatisfeito, e continuou trabalhando nela. Foi exposta a vista de todos e contemplada por muitos. Desde então ele foi considerado sem discussão como um dos primeiros mestres da Itália, senão o primeiro. Os artistas vinham de muito longe, para, no refeitório do convento de Santa Maria delle Grazie, analisar cuidadosamente a pintura, copiando-a e discutindo-a. O rei da França, ao chegar em Milão, acariciou a ideia impossível de remover o afresco da parede para levar para o seu país. Durante a sua realização inúmeras lendas foram tecidas em torno do mestre e seu trabalho. Os relatos de Bandello e Giraldi, dedicados a temas radicalmente diferentes, incluiem também a gênese de A Última Ceia.

Cquote1.svg Que o teu trabalho seja perfeito para que, mesmo depois da tua morte, ele permaneça.
Cquote2.svg

Leonardo da Vinc
Madonna z wrzecionem.jpg Madonna of the Yarnwinder.jpg
Versões existentes de a Virgem do Fuso

Atribuídas ao ateliê de Leonardo como cópias de um original perdido,

ou instrucionadas pelo mestre.

Cquote1.svg Imagem culminante da poética de da Vinci
Cquote2.svg

Pietro C. Marani
Mona Lisa (15031507Louvre) é o retrato que mais tem rendido, em termos de literatura — tem dado origem a contos, romances, poemas e até mesmo óperas (e paródia) desde seu tempo, como a Monna Vanna de Salai — em toda a história da arte. Foi uma obra famosa desde o momento da sua criação; e inspirou muitos, como o jovem Rafael, que se embebedou nela. Seu sorriso sutil é visto em sua crueldade e tem sido considerado o implacável sorriso de mulher que escraviza os homens. Outros foram deslumbrados pelo seu encanto, pela sua doçura. Para o crítico Walter Pater, simboliza o "espírito moderno com todos os seus traços patogênicos", considerando como a "beleza extraída desde o interior, trabalhando a carne, célula por célula". Provocado pelo mestre no modelo com o toque do alaúde, como citado por Vasari: "Mona Lisa era muito bela e Leonardo, ao mesmo tempo que a pintava, procurava que tivesse alguém cantando, tocando algum instrumento ou brincando. Desta forma, o modelo foi mantido em um bom humor e não adotava um aspecto triste, cansado [...]".


Cquote1.svg Faça sempre suas figuras de tal modo que o tronco não esteja orientado na mesma direção da cabeça. Deixe o movimento da cabeça e dos braços ser suave e agradável, valendo-se de diferentes giros e torções.
Cquote2.svg

Leonardo da Vinci

Leda e o Cisne, cópia de Cesare da Sesto, pupilo de Leonardo, baseado no original perdido.

Cquote1.svg Os Médici me fizeram, e os Médici me destruíram
Cquote2.svg

Leonardo da Vinci

Cquote1.svg Ele foi um homem que acordou cedo demais na escuridão, enquanto os outros continuavam a dormir. Cquote2.svg


Estudos de embriões (1510–1513) nos quais retrata imagens impossíveis de se ver na época, mas completamente atuais.

Representação de um Rombicuboctaedro por Leonardo, publicado em De Divina Proportioni de Pacioli.


Homem Vitruviano
Da Vinci Vitruve Luc Viatour.jpg Leonardo-Robot3.jpg
Datado do ano 1490, um estudo das proporções humanas baseado no tratado recém-redescoberto do arquiteto romano Vitrúvio. Leonardo debruçou-se sobre o que foi chamado o Homem Vitruviano, o que acabou se tornando um dos seus trabalhos mais famosos e um símbolo do espírito renascentista. O desenho reproduz a anatomia humana conduzindo eventualmente ao desígnio do primeiro robô conhecido na história que veio a ser chamado de O Robô de Leonardo.

Estudo de ossos do braço (c. 1510)

Modelos de máquinas voadoras planejados por Leonardo


Monumento dedicado a Leonardo da Vinci e seus pupilos na Piazza della Scala em Milão, obra de Pietro Magni.


Retrato de Leonardo da Vinci em Le vite, compêndio biográfico escrito por Giorgio Vasari.