05 fevereiro, 2014

Estas pinturas incrivelmente realistas são feitas utilizando apenas fumaça




Este é um retrato de Sir Roger Norrington criado por Michael Fennel utilizando apenas fumaça. Carvão? não. Cinzas? não. Sem dedos, sem pincéis, apenas fumaça real vindo de uma chama, empurrando as partículas de carbono no ar até que elas fiquem presas na tela.

Esta imagem mostra um vislumbre de seu processo.






Olhando para o seu trabalho, parece que ele queima o material sob um painel que está posicionado horizontalmente. As partículas de fumaça, em seguida, ficam presas no painel de madeira, que provavelmente é tratado com algum material de acabamento, como o gesso. Isso é um processo aditivo, no qual ele continua a adicionar camadas de fumaça, até que ele consiga o que quer, mas há mais. Como ele faz os pequenos detalhes das imagens? Presumo que ele usa uma técnica de subtração, apenas limpando a fumaça usando algum líquido.




Fennel não é o primeiro artista a usar fumaça, mas ele parece ser o único com o melhor comando deste meio difícil. Suas pinturas são grandes em tudo, o que aumenta a dificuldade de se obter esses resultados. Esta da Amélia Earhart, por exemplo, tem simplesmente um metro de altura.











De: DIÁRIO INSANO <cepir@bol.com.br>
Para: SulinhaCidad3