08 novembro, 2013

"Recurso” do Facebook que permitiria namorados vigiarem os perfis um do outro é lenda virtual: Consciencia.blog.br



facebook-entrar
Uma “notícia” falsa sobre um suposto recurso do Facebook chamado “Transparência no Relacionamento”, que permitiria a namorados vigiarem os perfis um do outro, vem circulando desde agosto de 2012 e retomando força desde o fim de semana passado. A “novidade” tem dividido as opiniões de quem acreditou na lenda, chocando uns e agradando aqueles que consideram relacionamentos afetivos uma relação de posse e controle.
A “notícia” diz isso:
Para evitar traições virtuais o Facebook decidiu lançar o recurso “Transparência no Relacionamento”, permitindo que o usuário acesse a contra no Facebook de outra pessoa, desde que ambos estejam em relacionamento sério como namorando, noivo(a) ou casado(a).
Para o Facebook, permitir que o namorado acesse a conta da namorada, ou vice-versa, evitará que um cometa ato de infidelidade com o outro. Com o mesmo login será possível acessar as duas contas, exceto se o relacionamento terminar.
A novidade será inserida na próxima semana. A única coisa que o namorado não poderá fazer na conta da namorada – ou vice-versa – será excluir informações, fotos ou alterar dados. O internauta só poderá acessar a conta para visualizar o que ela faz, escreve ou conversa com as outras pessoas.
A falsa matéria é na verdade mais uma das tantas notícias fakes do G17, site de humor especializado em criar notícias falsas com fins de humor nonsense. A “matéria”, postada em 19 de agosto do ano passado, originou uma boataria que se propagou em diversos blogs que não conferem a veracidade das informações que encontram pela rede. O boato ressurgiu em nova onda em meados de maio desse ano, e reapareceu no fim de semana passado.
Daí aviso logo que esse “recurso” felizmente não existe. O Facebook ainda não cometeu a absoluta falta de noção de impor em sua rede uma ditadura de relacionamentos possessivos. Xs namoradxs continuam tendo seu direito à individualidade e à privacidade conjugal garantido.
Mas o que me chama a atenção é a vasta possibilidade de haver pessoas comprometidas curtindo essa “novidade” sem saber que é falsa. Gente assim, que seria capaz de instalar o absurdo app de celular Rastreador de Namorado, encara relacionamentos afetivo-conjugais como uma relação de poder, de posse, de controle ou mútuo ou unilateral, tendo sido acostumada pela cultura patriarcal que acostumou a sociedade a encarar namoros, noivados e casamentos como algo que limita ou destrói a liberdade das pessoas envolvidas e gera um contrato consuetudinário marcado por vigilância, dominação-subordinação e ausência de confiança.
O recurso “Transparência no Relacionamento” felizmente é falso. Mas infelizmente muita gente pode estar desejando que se torne real.

Subject: Consciencia.blog.br
From: robfbms@gmail.com
To: sulinhacidad3@live.com