Esperamos que você nunca precise usar esta informação, mas se for o caso, Christina Cale, do Popular Science, tem uma estimativa aproximada de quanto tempo você pode respirar de forma segura em um caixão enterrado a seis metros de profundidade.
A variável é, naturalmente, como é grande o caixão e quão grande você é.
Vamos dizer que um caixão médio mede 2,15 metros de comprimento, 70 centímetros de largura e 60 centímetros de altura, por isso o seu volume total é de aproximadamente 886 litros. Nós vamos usar isso como o volume interno também, para lhe dar alguns minutos a mais de vida. E o volume médio de um corpo humano é 66 litros. Isso deixa 820 litros de ar, um quinto dos quais (164 litros) é o oxigênio. Se uma pessoa presa consome meio litro de oxigênio por minuto, levaria quase 5 horas e meia antes que todo o oxigênio no caixão seja consumido.
Claro, essas cinco horas e meia será gasto em um horror claustrofóbico, já que você vai inutilmente tentar escapar. O que não vai acontecer.
Mesmo se você fosse capaz de sair do caixão sem esgotar seu suprimento de ar em primeiro lugar, você se encontra em uma situação semelhante à quem está sendo enterrado em um mega-deslizamento de terra ou avalanche. A sujidade seria tão densa e pesada que o peito não seria capaz de se expandir.
Mas há um lado positivo em tudo isso! Eventualmente, o dióxido de carbono irá acumular tanto que você vai desmaiar e entrar em coma, então você não vai estar realmente consciente durante a sua morte por asfixia. Assim que é bom!
Em resumo: Tente não ser enterrado vivo.
[io9]
--
Sabedoria, Saúde e $uce$$o: Sempre.