Entre 1991 e 1992, em parceria com o SESI-SP. Criado e roteirizado na maior parte dos 52 episódios por Flávio de Souza, com direção de Roberto Vignati. O seu período real de exibição foi entre outubro de 1991 a outubro de 1992. Porém por causa da audiência e do sucesso passou a ser exibido de segunda à sexta. Ele é um dos programas clássicos da TV Cultura e marcou a infância de muita gente, inclusive a nossa. A Globo chegou a exibir a série em 92, e atualmente a série foi remasterizada e faz parte do acerto digital da TV Cultura, onde o programa é exibido de segunda à sexta feira ás 11:30 e aos domingos na TV-Rá Tim Bum ás 13:30.
O seriado apresentava Lucas Silva e Silva, um garoto que ganhou um gravador do seu avô Orlando e com ele criava histórias a partir do seu ponto de vista e de como gostaria que tudo se desenrolasse. Enquanto isso ele vivia os problemas típicos da transição entre a infância e a adolescência. Lucas vivia na casa do avô com os pais, Rogério, professor que se desdobra para conseguir trabalhar em três empregos, e Carolina, que trabalha em uma loja de roupas. A irmã mais velha, Juliana fã enlouquecida de uma Boy band brasileira, e a empregada Rosa, que enquanto namora Marcelo, conversa com muito com um locutor de um programa de rádio.
Depois dessa introdução…
“Alô, Alô! Planeta Terra chamando, planeta Terra chamando. Essa é mais uma história de Lucas Silva e Silva falando diretamente do mundo da lua onde tudo pode acontecer…”
Vamos viajar no tempo, neste post vamos mostrar curiosidades, fotos dos bastidores e como estão os atores do seriado atualmente.
Esse era o gravador de Lucas Silva e Silva, dado por seu avô Orlando no primeiro episódio.
Flávio de Souza que foi o criador da série, participa como o “tio legal” de Lucas. Ele se chamava Dudu e foi ele quem deu o videogame a Lucas.
Ele também fazia o quadro, Tibío e Perônio que passava no Castelo Rá Tim Bum. Flávio era o Tibío.
Mira Haar, mãe de Lucas, era casada com Flávio de Souza na época. O bebê que faz o irmão de Lucas é filho dos dois. E também tinha outro filho de Mira e Flavio que interpretava Diego, o primo de Lucas. A influência do casal na série era muito grande, tanto que no ultimo episódio, por exemplo, eles tem que escolher o nome do irmão de Lucas que se chamou Teodoro, o mesmo nome escolhido também na vida real.
A série gerou um spin-off, chamado “Lucas e Juquinha em perigo, perigo, perigo”. Foram apenas 5 episódios de 5 minutos cada um, que contavam como Lucas ajudava um primo mais novo nos perigos que toda casa tem, como remédios, tomadas, fogo e etc.
A casa usada de Lucas Silva e Silva existe de verdade e fica na Rua Zapara, 97, no bairro de Pinheiros, em São Paulo.
A imagem acima é como a casa ficou depois de pouco mais de 20 anos.
Mundo da Lua sempre trouxe várias referências culturais, de ícones da ciência, religião e etc. Uma delas aconteceu no episódio que Lucas faz de tudo para conhecer sua musa Monalisa. Para isso ele precisa juntar 20 embalagens do chocolate “Croc Late”, fazendo alusão a Fantástica fabrica de chocolate. Ele mobilizou a família inteira para ajudar na busca pelos chocolates, mas acaba não ganhando a promoção. Então, ele resolve gravar uma história contando o encontro que teve com ela. Em outro episódio, Lucas sonha que vira um grande gênio e vence um campeonato cultural contra outro gênio, chamado Albert Einstein Souza e Souza.
O sonho de Lucas era ser astronauta. Um dos episódios, Lucas pega o gravador e começa a contar uma história onde ele tira nota vermelha em matemática e encontra com seu “eu” futuro, que já tem 20 anos e é astronauta. Sendo que a única diferença com o atual, era o bigode. No episódio ele passa o tempo todo tentando saber quanto é 7×8.
“Somos os Big Bad Boys, todas as minas gostam de nós” esse refrão fazia a cabeça de muitos jovens da época. Os Big Bad Boys era uma boy band que imitavam os grupos que tinham na época como Dominó, Polegar, Menudos e New Kids On The Block. Juliana a irmã de Lucas era fanática por eles:
O ator Caio Blat era um dos integrantes dos Big Bad Boys
Blixto era o personagem principal do único jogo que Lucas Silva e Silva jogava na série. E obviamente ele é baseado no Mário Bros.
O episódio “Terror Lunático”, foi baseado no livro “A Guerra dos Mundos”, de H.G. Wells.
Mundo da Lua já teve participações de Edson Celulari como São Jorge, Marisa Orth fazendo a musa de Lucas, o técnico Leão e o craque Rivelino fazendo uma participação no episódio “Brasil, Tetra Campeão”
Gianfrancesco Guarnieri(que está no canto direito na foto), foi reverenciado como um mestre na arte de atuar. Ele interpretava o avô de Lucas, Orlando Silva. Infelizmente ele faleceu em 2006.
O episódio “João Valentão” ficou marcado por retratar a vida de muitos garotos na época. Ele conta a história de um garoto chamado João, a mãe de Lucas quer que ele faça novas amizades e resolve chamá-lo para brincar com ele em sua casa. João veste roupas de couro e tudo mais para parecer bem valentão e mais velho. Mas no Mundo da Lua, Lucas conta outra história e o imagina como um valentão que o apelida de “Lorpa” e o atormenta o tempo todo. No fim, Lucas descobre que o garoto que ele temia não passava de uma criança tímido e legal, e que também tinha medo de Lucas.
Tinha um filme que o pai de Lucas nunca deixava ele assistir, pois toda vez que ele tinha vontade o pai dizia estar muito tarde para ver televisão. O filme se chamava “Aeroporto 2001″ que também dava o nome ao episódio.
Em um episódio chamado “A pluma da princesa Isabel”, Lucas visita o museu da abolição e acha que encontrou a pena que a princesa Isabel usou para assinar a lei Áurea. No decorrer do episódio ele tem que devolver a pena para a princesa, caso contrário ela não conseguiria assinar a abolição da escravatura.
Em “A volta dos que não foram”, Lucas faz uma coisa que todo mundo já teve vontade de fazer quando era criança: fugir de casa. Mas no final ele acaba voltando, morto de fome e com vontade de ir ao banheiro. Em outro chamado “A mosca e o Zumbi”, Lucas sonha que foi picado por um mosquito e o veneno faz com que ele não consiga dormir mais. Em um sonho em um dos episódios da série, Lucas sonha que todas as verduras foram contaminadas e a população passa a viver a base de doces.E no “Achados e Perdidos”, Lucas lê um livro de Ruy Castro, “O Pai que era Mãe”
ProibidoLer
Sabedoria, Saúde e $uce$$o: Sempre.