Aluisio Machado compartilhou links na sua linha do tempo.
Alcides Aluisio Machado ou melhor dizendo, Mestre Aluisio Machado, 74 anos, separado, pai de 7 filhos, natural de Campos de Goytacazes no Rio de Janeiro e residente no bairro do Pechincha em Jacarepaguá. Cantor e compositor do Império Serrano, Mestre Aluisio é uma figura de grande importância na história e no cenário carnavalesco, onde seus sambas-enredo foram premiados várias vezes e este ano está concorrendo novamente para o carnaval de 2014.
Mestre Aluisio o srº é cantor e compositor, seu início foi se apresentando em boates no Rio de Janeiro?
Sou compositor mas metido a cantor, quando meu tom sintoniza com o cavaquinho ou violão e flui a minha voz! Meu início como cantor, foi me apresentando no Teatro Opinião na década de 60!
Quando estava iniciando na carreira se apresentou no programa A Grande Chance do apresentador Flávio Cavalcante, foi ai que gravou seu primeiro disco?
Foi justamente nesta época das apresentações no Teatro Opinião, em que eu me apresentava e cantava músicas de protesto, com a casa lotada, aplaudido pelos jovens de pé e também me apresentava na “Casa de Bamba”, que acontecia na GRES Unidos de Vila Isabel, que Osmar Frazão, jurado do programa na ocasião, “A Grande Chance” de Flávio Cavalcante, ao me ver cantar, convidou-me para participar do referido programa. Notavelmente, saí vencedor como melhor compositor em 1974. Por essa época e graças ao programa, gravei meu primeiro LP: “Apesar dos Pesares”.
Aluisio…quantos anos na Império Serrano?
55 anos.
Ela foi sua única escola de samba?
Não. Foi Império deste 1952 e depois fui para Vila Isabel em 1970. Depois retornei para Império Serrano onde estou até hoje!
Como é ser considerado o baluarte do Império Serrano e da história do samba?
É uma honra ser da Velha Guarda e ter este título Baluarte e Coroado, quando a gente deixa um legado, estamos já na história do Samba e do Brasil Cultural!
O srº é um dos grandes nomes entre os compositores de sambas-enredo. Quantos sambas famosos são de sua autoria?
São 12 sambas-enredo e destes, seis premiados com Estandartes de Ouro da Rede Globo, considerado o Oscar do Carnaval!
É considerado o maior ganhador de Estandartes de Ouro da Globo em sambas-enredo. Tem algum outro que superou essa marca?
Não tenho estes dados oficiais, mas só sei que ganhei 06 (seis) deles e estão bem guardados e irão para o Museu do Samba, localizado no Centro Cultural Cartola, assim como todo o meu acervo de fotos e tudo o mais! Já avisei sobre isto!
Vai acontecer uma comemoração especial por conta desses 30 anos do Bumbum Praticumbum Prugurundun?
Estamos comemorando deste do inicio do ano, em meus shows e quando tocam e cantam pelos 4 cantos do mundo!
Em 1982 em plena copa do mundo o Bumbum Praticumbum Prugurundun estourou nos estádios onde marcou uma geração. Como foi isso?
Bem, foi no mesmo ano da Copa de 1982 na Espanha e o Império Serrano neste carnaval já tinha saído campeão, então foi muito cantado mesmo e dizem que até em outros estádios do mundo!
Quem foi seu parceiro nesse trabalho?
O Saudoso amigo Beto S/Braço.
Você sempre fez parte de grandes projetos, um deles foi em 2001 intitulado Meninos do Rio onde foram reunidos 15 sambistas no palco sendo 14 homens e uma única mulher…Dona Ivete Lara. Esse projeto virou disco?
Sim.
Foi homenageado num festival de cinema representando a Velha Guarda?
Sim! No Festival de Curtas Metragens do Diretor Saulo Farias Vasconcelos e o Filme premiado mostra parte do meu cotidiano quando compunha e foi denominado “Cabeças Coroadas” e realmente ao me escolher, me deixou muito honrado, principalmente representando as “Velhas Guardas”!
Falando em cinema, é homenageado no enredo de samba do Coroado de Jacarepaguá da Cidade de Deus?
Sim! Dizem que não existem coincidências, mas o titulo é “Aluisio Machado O Coroado Sambista de Fato” por ter vivido e feito vários amigos na época em que morei nos edifícios e levei todos para torcer por mim lá no Império Serrano e vencer em vários sambas e venci!
Morou na comunidade por quanto tempo?
Por vários anos.
Inclusive seu samba foi trilha sonora do filme Cidade de Deus?
Sim, participou da Trilha Sonora do Filme Indicado ao Oscar e foi premiadíssimo!
Em 2011 foi produzido um documentário onde conta uma parte da sua trajetória artística. Ele foi premiado no Festival Visões Periféricas 2013?
Sim. Com o título de ”Cabeças Coroadas”
Suas composições foram gravadas por cantores renomados. Quem são os que tiveram o privilégio de gravar suas músicas?
Beth Carvalho, Alcione, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Reinaldo, Neguinho da Beija-Flor, Dudu Nobre, Arlindo Cruz e Clara Nunes!
Quem é o seu parceiro nas composições?
Arlindo Cruz, Acyr Marques, Beto S/Braço, Ovídio Bessa e Zé do Maranhão
O srº é muito atuante nas redes sociais e mídias eletrônicas. De que forma as novas tecnologias foram incorporadas e agregam em sua trajetória artística?
Primeiramente, já sabia teclar, pois havia feito um curso básico, daí surgiu o Orkut, redes de bate-papo, pesquisar em sites etc… e hoje estou no Facebook, teclando na minha pagina própria, no Grupo Aluisio Machado Poeta do Samba que todos podem entrar e conversar comigo com auxílio de minha assessoria, a Fan page e Fã Clube Aluisio Machado. Tenho um Blog chamado “Sambista de Fato” com mais de 8 mil acessos e meu DVD intitulado “O Famoso Aluisio Machado” também acessado pelo Youtube, além de vários vídeos e sites de discografias! Meu site brevemente estará disponível, aguardem!!! Vejam os acessos:http://www.facebook. com/blogsambistadefato?fref=ts
Como esta sendo os ensaios para o carnaval de 2014?
Muito animado.
Qual a expectativa?
Como em todos os anos, torcendo para que o Império Serrano alavanque para o Grupo Especial.
Algum outro projeto em mente?
Sim! Espero gravar um novo CD, novas parcerias e regravar sucessos que marcaram minha carreira, além de shows por todo o Brasil e um novo documentário!
É notável que sua carreira individual tomou uma notoriedade em São Paulo e Rio de Janeiro, sendo convidado por apresentadores de programas Globais, programas de Rádio e programas de Rádio pela Internet, além de Sites e Portais, Blogs ligados ao Samba e outros específicos em assuntos ligados a Carnaval! Sua agenda está sempre lotada assim?
Sim é verdade! Por representar a Velha Guarda do Império Serrano a muitos anos e fazer trabalhos em minha carreira como compositor e cantor em estilo próprio, todo ano a Globo nos visita no Império e comento sobre o nosso carnaval e nossa história através de alguns sambas campeões de Silas de Oliveira “Aquarela Brasileira”, “Eu Quero” e Bumbum Praticumbum que faz agora 30 anos e principalmente é claro vários outros! Venho gravando no período antes do Carnaval, o Programa “Esquenta” de Regina Casé, participei da Roda de Samba de Almir Guineto no Teatro Rival e da Roda de Samba do Clube do Samba no Teatro Rival, da “Febre do Samba” no Sesi Rio de Janeiro, participarei do “Trem do Samba” em dezembro de 2013, para comemorarmos o Dia do Samba, gravei em 10.09.2013, o programa “Samba da Gamboa” a convite de Diogo Nogueira, serei jurado novamente do sexto concurso do Samba de Quadra, gravei Programas de Rádios no Rio e em São Paulo e na medida do possível, já aceitei e aceitarei convites de Rádios como a Roquete Pinto, Manchete, Rádio Nacional e vários outros canais de mídia escrita e falada!
Terminamos por aqui…gostaria de dizer mais alguma coisa?
Gostaria de dizer que é enorme a minha satisfação em participar deste Portal, onde posso contar um pouco da minha jornada e agradeço a Cleo Oshiro, apresentada a mim pela agregadora Márcia Teles e saber que minha história e meu trabalho vão ser conhecidos em outros países! Muito obrigado a todos, ARIGATOU!!! SAUDAÇÕES IMPERIANAS!!!
Canal do Youtube: Mestre Aluisio Machado
Sabedoria, Saúde e $uce$$o: Sempre.