29 outubro, 2013

Página do Facebook ‘Este é alguém’ satiriza clichês da rede

A fanpage faz ironia com o que há de lugar-comum entre as publicações
Frases enigmáticas ou fotos de comida são munição para as tirinhas ácidas

Tirinha da página ‘Este é alguém’ (Reprodução do Facebook)
Marina Cohen, em O Globo
RIO – Frases misteriosas que não interessam a ninguém, comentários sobre o tempo quente no Rio e fotos de pratos de comida… A fanpage “Este é alguém”, criada há cerca de um mês no Facebook, faz piada com todos esses clichês da rede social.
Graças ao humor mordaz, a página já tem mais de 800 mil seguidores, além de um blog.Victor Nogueira, de 18 anos, é o responsável pelas postagens hilárias.
- Queria criar algo que falasse do comportamento das pessoas na internet e no cotidiano. E que as pessoas se identificassem com a piada, então resolvi fazer isso em tirinhas com personagens de nomes próprios para reforçar ainda mais a ideia de que tal comportamento era comum. Tudo com um humor ácido, mas não ofensivo – define Victor, que é formado técnico em marketing.
O criador da página ressalta que está sempre preocupado em não usar palavras ofensivas ou tocar em assuntos polêmicos, para não ofender ninguém. A descrição da fanpage traz o aviso: “Os personagens aqui retratados são FICTÍCIOS. Não leve seu conteúdo a sério”. Mesmo assim, já houve reclamações de usuários e cerca de 10 tirinhas (veja uma delas abaixo) foram removidas pelo próprio Facebook, sob a justificativa de que violam os padrões da comunidade.
- Tentei entrar em contato com o Facebook, mas não obtive resposta. Então criei o blog para postar as tirinhas que foram removidas, já que as pessoas continuavam pedindo por elas – conta Victor. – Quando se trabalha com humor, sempre existem reclamações. Alguém que não entende que é apenas uma brincadeira e acaba se ofendendo.
A tirinha mais bem-sucedidada história da página, sobre a personagem Rebeca (acima), possui mais de 62 mil likes e 41 mil compartilhamentos. Hoje, muitos usuários enviam tirinhas prontas ou sugestões de nomes e temas para as histórias.
- Nesses casos, tento ver qual tema está sendo pedido pela maioria e crio algo sobre o assunto.
Tem alguma sugestão? Envie para contatoesteealguem@gmail.com.
ants