28 outubro, 2013

HUMOR - Como criar música sertaneja universitária via Jeane Martins

Jeane Martins compartilhou um link.


Vídeos de análise bem humorada das músicas sertanejas universitárias de hoje em dia, da autoria do vlogueiro e músico Hugo Cesar Cintra de Araújo. Eu descobri através doBlog Não Salvo que só mostrou a primeira parte e me acabei de tanto rir. 
"Como Fazer Sertanejo Universitário". Bons estudos!

Parte 1

*O uso de apenas três acordes no violão [G (sol), C (dó) e D (ré), por exemplo. Pode mudar de tom, mas a sequência tem que ser essa]
*Frases de autoestima elevada ( "A fila anda…", "Eu te avisei…", etc.)
*Frases manjadas "("Quem ri por último ri melhor",  Quem vê cara não vê coração"...)
*Rimas óbvias ("rua" com "sua", "boca" com "louca"...)
*Inclusão dos termos "cerveja" e "cachaça" (essencial!!! Junto com dor de cotovelo, é claro!)




Parte 2

Essa parte é mais fácil. Tão fácil quanto contar até três. Como fazer um hit de verão:

*É proibido ter muita letra ou palavra. Tampouco é permitido ter sentido nela.
*Ah, é claro, o indispensável na música sertaneja universitária é a ONOMATOPÉIA [que "é uma figura de linguagem na qual se reproduz um som com um fonema ou palavra. Ruídos, gritos, canto de animais, sons da natureza, barulho de máquinas e o timbre da voz humana fazem parte do universo das onomatopeias" (Wikipédia). Por exemplo, "toc toc" para o bater da porta, "au au" para o latido do cão e por aí vai]. No caso do sertanejo universitário, a onomatopeia mais usada nas músicas do gênero é para a relação sexual ("Tchê tchererê tchê tchê", "tchu-tchá", "nheco-nheco", "ahn, ahn", a recente "parapapá", etc).
*Um lembrete: no refrão, não se esqueça de fazer uma propaganda de si mesmo(a) ("Gusttavo Lima e você", "é o Carlos e Jader dando sequência do pente", "Israel Novaes arrebenta", etc.)




Parte 3

*Fale de carro. Mas se você não entende nada de carro importado, aquela lata velha da década de 1970 também vale.
*Cite versos (ou onomatopeias) de outras músicas de sucesso.

Obs.: Pelamordedeus, NÃO QUEBRE O SEU PRECIOSO VIOLÃO!!!




Parte 4

Muita gente reclama que toda música sertaneja é igual, mesmo que ela não saiba o que diz. Eu concordo e sei muito bem por quê. Quem entende de música, estudou no conservatório, na faculdade de música ou toca algum instrumento musical já sabe. Quem não entende, veja o vídeo abaixo e compreenda o significado da expressão "a mesma sequência harmônica". Não importa em que tom está, a sequência é a mesma.




Parte 5

O vlogueiro "se arrepende" , pede perdão aos sertanejos universitários e os aconselha para que continuem compondo falando de baladas, mulheres e carros, aplicando onomatopeias de sexo, etc. Por que essa mudança da água pro vinho? Não vou dar detalhes, veja o vídeo pra descobrir o motivo.



P.S.: acho que, depois dessa aulinha, eu posso compor uma música sertaneja universitária, porque já sei  arranhar no violão as sequências harmônicas citadas nos vídeos [G (sol) / C (dó) / D (ré), G / D / C e Bm (Si menor) / G / D / A (lá)].