O jornal espanhol El País publicou artigo em que afirma que "ir a um restaurante no Brasil começa a dar medo".
Aponta que, embora o Brasil seja um dos pólos de gastronomia na América Latina, o aumento do número de casos de arrastões em restaurantes, especialmente no Rio e em São Paulo, já está assustador.
Entre as observações, o jornal destaca a participação de menores nesses arrastões, e revela a percepção internacional de impunidade no Brasil: "Uma das características destes delitos é que nos grupos de criminosos há cada vez mais adolescentes, por vezes meninos de 12 anos; estes, aliás, costumam ser os mais ferozes, segundo as vítimas. No Brasil, a lei penal só se aplica aos maiores de 18 anos. Por isso, os bandidos profissionais usam cada vez mais os jovens, que não podem ser condenados e voltam rapidamente às ruas quando são detidos pela polícia".
O artigo menciona ainda que os arrastões não se limitam ao eixo Rio-São Paulo nem a restaurantes de luxo, ocorrendo também nas ruas em todo o país. Para o jornal, todos têm medo dos bandos de adolescentes armados.
Na conclusão, o artigo chama a atenção para os eventos esportivos que se aproximam: "Este tipo de ataque começa a preocupar as autoridades, que pensam na chegada de centenas de milhares de estrangeiros às suas cidades, para a Copa do Mundo, no ano que vem, e as Olimpíadas, em 2016".
Só os estrangeiros estão preocupados?
Artigo no site: www.elpais.com
Luciana Castro.
Arte/Cultura/Educação!!!
Sabedoria, Saúde e $uce$$o: Sempre.
http://br.groups.yahoo.com/group/Cidad3_ImprensaLivre/
http://br.groups.yahoo.com/group/Cidad3_ImprensaLivre/