14 novembro, 2012

Datas 15 de Novembro - Eventos e Feriados

15 de novembro (AO 1945: 15 de Novembro) é o 319º dia do ano no calendário gregoriano (320º em anos bissextos). Faltam 46 para acabar o ano.
 
 
Eventos históricos
 
1777 - Depois de 16 meses de debate, o Congresso Continental aprova os Artigos da Confederação na temporária capital localizada em York, na Pensilvânia. Entre outras diretrizes esse artigo oficializa o nome da Confederação em Os Estados Unidos da América.
 
1884 - Início da Conferência de Berlim: a repartição das colônias europeias na África.

 
1887 - Emancipação do município de Anápolis, Goiás.
 
1889 - Proclamação da República brasileira. Rui Barbosa assina o primeiro decreto do governo provisório.
 
Em 1870 era Criado o partido republicano. Em 1889 o partido tinha só 2 representantes num parlamento de 160 membros. Chegou a 6, mas foi reduzido na ultima eleição, em agosto de 1889.
Com a Abolição da escravidão, os Senhores Rurais sentindo-se prejudicados, porque tinham que pagar um Serviço que antes era feito de graça, voltaram-se contra a Monarquia. Mesmos os Monarquistas e Admiradores de D.Pedro II, não desejavam que, com sua morte, o Brasil viesse a ser governado por uma mulher, a Princesa Isabel,  casada com um Nobre Francês, Conde D'Eu. O medo da intromissão de um estrangeiro nos assuntos Brasileiros, fez aumentar o número de adeptos ao regime republicano.
Até a véspera da proclamação, o marechal Deodoro da Fonseca permanecia solidário com a Monarquia, pois Admirava o Imperador. A falsa Notícia – quem Sabe Plantada – que havia sido determinada a prisão dos Líderes republicanos, precipitou os acontecimentos.
A república foi legalizada através de Ata, que declarava que o povo havia proclamado o regime republicano.
Líderes Intelectuais como Rui Barbosa, Silva Jardim, Quintino Bocaiúva, Aristides Lobo, Lopes Trovão, deram grande Força ao movimento republicano em SP.
Descontentes do exército, Benjamin Constant, Mal. Deodoro, Mal. Floriano, com medo de manifestações populares a favor da Monarquia, os Líderes do movimento pediram que o Imperador e sua família partissem naquela mesma madrugada. Dois dias depois, D. Pedro e a Família Imperial, deixaram o Brasil rumo ao exílio.
A Opção Monarquia entrou no plebiscito de 1993, Graças ao então deputado federal Paulista Cunha Bueno, lembrando que Mal. Deodoro fez um acordo com D.Pedro, que esse renunciasse ao Trono e que dias depois fariam um plebiscito para Saberem a opinião do povo. Mas, não foi um acordo e sim um golpe.Não foi só sua Palavra. Está no Decreto número 1 de seu governo provisório.
Alegavam também que a Monarquia era cara para o povo Brasileiro. No Orçamento geral do Império, Cresceu 10 vezes mais entre 1841 e 1889, a verba de manutenção da Casa Imperial se manteve a mesma: 800 contos de Réis anuais, menos de 67 contos mensais, um pouco mais da metade do Salário de 120 contos de Reís, dado ao 1º presidente. Fora que a Casa Imperial mantinha móveis por Séculos, enquanto em cada presidente que assume o Palácio, troca toda mobília.  
Monarquias hoje, São os pais Mais Liberais e Mais Adiantados no mundo, com a Melhor distribuição de Renda e os padrões de Vida Mais elevados. Exemplos: Suécia, Noruega, Dinamarca, Holanda, Inglaterra, Bélgica, Espanha, Canadá, Austrália e Japão. Juntas, esses nações são Responsáveis por mais de 55% do que é Produzido no mundo – o chamado PIB mundial. O Brasil também já foi do 1º. Mundo: no Império a Moeda era Forte, possuía uma Importante Indústria Naval e uma das Maiores redes Ferroviárias do mundo. Instalou ou primeiros sistemas de correios, telégrafos e Comunicações telefônicas das Américas e Gozava de ampla Liberdade de Pensamento, Expressão e IMPRENSA, tendo Conquistado Admiração e Respeito das demais Nações. Os dois Imperadores, D.Pedro I e II tiveram papéis Importantes na História do país. Mesmo o 1º., com toda sua má fama de Amante/Boêmio, até a minissérie global "quinto dos infernos", que satirizava o período mostrou um D.Pedro devasso mas Honestíssimo em ralação ao Dinheiro público. Mesmo brigando boa parte de sua Vida com a família Bonifácio, por causa de sua Maior paixão, a Marquesa de Santos, ao partir, ele foi buscar a pessoa Ideal para cuidar de seu filho e futuro Imperador do Brasil: José Bonifácio. Gesto Nobre.
Existia, claro, problemas, inclusive de severa e cruel escravidão. Mas, se hoje, com toda Tecnologia que temos, o presidente Lula disse que não Sabia do mensalão, imagine no Século 18/19, o Rei Saber tudo que acontecia num país de tamanho continental.
Das Monarquias atuais a mais cara é a Inglesa, mas que recupera todo o custo com o Turismo e é mais barata que as repúblicas, principalmente Brasileira e norte Americana. Falando em EUA, também é um país que gosta da Monarquia, vejam a Admiração com a família Kennedy.
D. Pedro II, quando no exílio, recusou-se a aceitar a quantia de 5 mil contos de Reis – equivalente a 4 toneladas e meia de Ouro, oferecida pelos golpistas, indagando com que Autoridade dispunham de um Dinheiro que não lhes pertencia, mas sim ao povo Brasileiro. 
Dia 03/11/1891, contrariando dispositivos constitucionais, mal Deodoro da Fonseca determinou que os militares ocupassem os edifícios da câmara e do Senado, dissolveu o parlamento e assumiu poderes absolutos.
Dia 23/11/1891, Deodoro renunciou o cargo de presidente, depois de uma crise política. Seus adversários: o seu vice Floriano Peixoto, que assumiu a presidência, deputado Campos Sales, Senador Prudente de Moraes, Quintino Bocaiúva, entre outros.
 
 "A república, entre nós, é sinônimo de desgraça completa. O único Sustentáculo do nosso Brasil é a Monarquia. Se mal com ela, pior sem ela"
Mal Deodoro, em carta a seu sobrinho Clodoaldo Fonseca, já em 1889.
 
" A república é um aviso em que os passageiros na hora do vôo elegem entre eles o piloto. Na Monarquia, o Rei é preparado para a função desde menino"
Paulo Adib Casseb, Diretor da JM – Juventude Monarquista
 
"De tanto ver Triunfas as nulidades, de tanto ver Prosperar, a desonra, de tanto ver Crescer a injustiça, de tanto ver Agigantar-se os poderes nas mãos dos maus; o homem chega a desanimar da Virtude, a Rir-se da Honra, a ter vergonha de ser Honesto.
Essa foi a obra da república nos últimos anos"
Senado Ruy Barbosa, Senado, Setembro/1914.
"
 
"Havia uma Sentinela vigilante, cuja Severidade todos temiam e que, Acesa no alto, guardava a redondeza, como um Farol que não se apaga, em Proveito da Honra, da Justiça e da Moralidade. Era o Imperador D.Pedro II"
Senado Ruy Barbosa, Senado, dezembro/1914.
 
"Estou convencido do fracasso do presidencialismo. E ao rever a lista dos eleitos depois de 1930, fora Juscelino que terminou o mandato, e os militares, só tem desgraça: Vargas se suicidou, Tancredo morreu e Collor foi impichado. Só não experimentamos o assassinato"
Mário Henrique Simonsen, Professor, Catedrático, Músico e ex-ministro da Fazendo e do Planejamento (Revista Veja 20/01/1993)
 
"O povo está enjoado dos políticos. Nada mais oportuno do que resgatar a figura isenta, apartidária e apolítica do Rei. Na república, o povo elege um presidente mas, quando este chega ao poder, governa apenas com um grupo de Amigos, seja de Alagoas ou de Juiz de Fora e com meia dúzia de Empreiteiros"
Carlos Roberto Massa, o então deputado federal pelo PTB. Na época com 36 anos e 3 filhos, que Iniciou sua carreira como Radialista. Hoje, o Apresentador de TV Ratinho. Jornal "Cara & Coroa", 22, Março/1993, - "Bancada Monarquista"
 
 
"Políticos não Ousam porque estão constantemente pensando na próxima eleição"
Paul Newman, Ator norte Americano.
Paul Newman em Gata em Teto de Zinco Quente
 
http://br.groups.yahoo.com/group/Cidad3_ImprensaLivre/message/10007
 
 
  •  
  • Uma vez Flamengo... (1995)

    G.R.E.S. Estácio de Sá (RJ)

    O céu rasgou
    Na noite que reluzia
    Um show de estrelas
    Brilhou nos olhos
    De um novo dia

    A poesia
    Enfeitada de luar
    Encantou o Estácio (ó paixão)
    Paixão que arde sem parar
     
    É mengo tengo
    No meu quengo é só Flamengo
    Uh! Tererê
    Sou Flamengo até morrer
     
    Seis jovens remadores
    Fundam o grupo de regatas
    Campeão o seu destino (ô)
    É ganhar em terra e mar

    Fazendo sol
    Pode queimar, pode chover
    Vou ver Fla-Flu
    Fla-Vas vou ver
    Diamante negro, Fio Maravilha
    Domingos da Guia, Zizinho, Pavão
    Gazela negra
    Corre o tempo no olhar
    Será que você lembra
    Como eu lembro o mundial
    Que o Zico foi buscar

    Só amor
    Na alegria e na dor (ô ô)
    Parabéns dessa galera
    Cem anos de primavera
     
    Cobra coral
    Papagaio vintém
    Vesti rubro-negro
    Não tem pra ninguém
 
 
 
1905 - Inauguração da Avenida Central, atual Avenida Rio Branco no Rio de Janeiro.
 
 
1908 - Primeira manifestação do Caboclo das Sete Encruzilhadas por intermédio da mediunidade de Zélio Fernandino de Moraes, no distrito de Neves, em São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro, fundando então a Umbanda.
 
 
 
1936 - Mihara (Hiroshima, Japão) recebe estatuto de cidade.
1938 - Fundação do Íbis Sport Club, que é ironicamente chamado de o pior time de futebol do mundo.
1945 - Venezuela é admitida como Estado-Membro da ONU.
1982 - São realizadas as primeiras eleições diretas no Brasil desde o golpe de 1964 (exceto para presidente).
1989 - Realizada, em meio às comemorações dos cem anos da República brasileira, a primeira eleição presidencial direta em quase trinta anos. O resultado é prorrogado para um segundo turno.
  • Fundada a RedeTV!.
  • Lançado o site de animais de estimação virtual Neopets.
2001 - Lançamento do video game Xbox.
2008 - Concedida anistia política ao presidente brasileiro João Goulart, o único a morrer em exílio após ser deposto pelo golpe de 1964.
 
 
Feriados e eventos cíclicos
 
Dia de Nossa Senhora do Rocio - Padroeira do Paraná
Dia do Esporte Amador (Brasil)
Dia Mundial em Memória das Vítimas na Estrada (comemorado anualmente no 3º domingo de Novembro)
Dia do Joalheiro (Brasil)
Roma antiga: Festival de Feronia, deusa dos bosques e florestas.
Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa