A ministra da Cultura Marta Suplicy informou hoje em participação no Fórum de Reitores do Rio de Janeiro. que em breve haverão 360 novos Centros Federais de Arte e Esporte funcionando em todo país. O primeiro desta série será inaugurado nesta semana em Pato Branco, Paraná e 30% do total dos Centros já estáo em obras.
A ministra disse ainda que o foco destes é o desenvolvimento dos talentos artísticos pelo interior do Brasil com o intercâmbio das diversas formas artísticas.A diferença é a valorização do intercâmbio entre as diferentes expressões artísticas. Os espaços servirão para a formação de artistas, com bibliotecas de arte, telecentros e cursos.Estes espaços serão abertos a população e terão toda sua programação gratuitamente. Estes centros certamente auxiliarão na diminuição da diferença cultural entre a região sudeste e o resto do país, fazendo com que espetáculos e produção circulem pelo país, e cidades como Manaus, por exemplo, possam dar a arte um espaço.
Ainda no evento a ministra falou sobre a parceria com a Fifa para levar atrações culturais às arenas Fifa Fun Fest da Copa do Mundo de 2014, que contarão com telões em espaços públicos quem não conseguir ir aos estádios para ver os jogos. “Nós vamos entrar como parceria para fazer a arena cultural entrando na Fun Fest, mas também queremos fazer outros eventos, como a Arena Cinema Brasileiro e também da América Latina”, falou a ministra que também pediu a colaboração das Universidades estaduais e federais para encontrar locais adequados para receber atrações culturais.
Ainda hoje a ministra reuniu-se com senadores e deputados estaduais do Rio de Janeiro para debater sobre um tema do patrimônio cultural do estado: a reforma do Palácio Gustavo Capanema, um edifício de 1947 que inaugurou a arquitetura moderna no Brasil. “A reunião do Capanema foi para ter uma ideia dos custos que seriam necessários para a recuperação do prédio na sua estrutura e a apresentação de possibilidades de utilização do prédio de outra forma, visando recuperá-lo como centro cultural do modernismo, o qual ele simboliza”, informou a ministra. Felizmente foi acordado um auxílio de 50 milhões por meio de emendas dos parlamentares carioca para uma reforma estrutural do edifício.