OI #1322: a infoconspiração como estratégia, o preconceito linguístico no jornalismo e as ofensas e ameaças na posse de Trump
Confira a nova edição do Observatório da Imprensa
De infoconspirações que moldam governos ao impacto da Inteligência Artificial e os desafios do jornalismo contemporâneo. Confira os textos da semana no Observatório da Imprensa.
📰 Artigos da semana
📁 Hoje, não é mais necessário invadir ruas com tanques para enfraquecer governos. A manipulação estratégica de informações é o novo método eficaz para desestabilizar líderes políticos. Confira a análise de Carlos Castilho.
📖 O livro "Assim Nasceu uma Língua", de Fernando Venâncio, gerou polêmica ao tratar da evolução do português. A linguista Lívia Mendes examina como a mídia exagera manchetes, escondendo discussões importantes sobre preconceito linguístico e as variantes da língua portuguesa.
🇺🇸 A posse de Donald Trump foi cercada de ofensas e ameaças. Suas novas medidas contra imigrantes e o fim da reunificação familiar colocam em risco o futuro dos brasileiros nos EUA. Por Rui Martins.
🌐 Celebrando 100 anos em 2025, o Grupo Globo continua sendo criticado por vários lados do espectro político. Francisco Fernandes Ladeira analisa o papel da emissora e sua recente aproximação da esquerda.
🤝 A união de figuras como Trump, Elon Musk e Mark Zuckerberg pode definir os rumos da democracia americana. Biden alertou para os riscos dessa parceria, com impactos globais e o fortalecimento das fake news. Entenda a análise de Carlos Wagner.
🤖 A inovação não para. Agora, é a vez da Inteligência Artificial, que levanta questões éticas e de responsabilidade sobre o futuro da humanidade. Por Lívia Mendes Pereira
🔍 A busca por cliques rápidos e a urgência de resultados estão substituindo histórias profundas e diversificadas, tornando a mídia apressada e preguiçosa. Henrique Brito reflete sobre os desafios do jornalismo na atualidade.
📱 Em uma experiência pessoal, Carol Bassin vivenciou o impacto de ser exposta sem consentimento em uma "trollagem" viral. Em seu texto, ela discute a importância de proteger a imagem e a dignidade humana na era digital.
Acesse os textos completos no Observatório da Imprensa e boa leitura!
📚 Curadoria
Perspectivas e desafios para jornalistas em 2025. International Center for Journalists, Jacob Granger.
Fenaj e De Olho na Rede promovem minicurso online sobre os desafios da desinformação nas plataformas. Fenaj.
Checadores temem impacto das medidas da Meta. Reuters Institute, Gretel Kahn.
Trump, Musk e e os limites da atenção. Columbia Journalism Review, Jon Allsop.
Inscrições abertas para o Sigma Awards 2025, GIJN é a nova organizadora do prêmio de jornalismo de dados. Global Investigative Journalism Network.
Veja nossa curadoria completa no Observatório da Imprensa.
⚠️ Aos leitores
Os artigos publicados no Observatório da Imprensa não refletem necessariamente a opinião do Observatório da Imprensa, já que somos um fórum de opiniões. Procuramos publicar os textos recebidos como parte de nosso compromisso com a diversificação das fontes de informação. Como ninguém é dono da verdade, a melhor forma de buscar a objetividade é através do contato com perspectivas e opiniões diferenciadas, o que nos permite neutralizar o discurso do ódio e da intolerância.
📣 Colabore com o Observatório
O Observatório da Imprensa recebe, seleciona e publica contribuições de jornalistas, pesquisadores, profissionais e estudantes sobre temas de crítica de mídia e jornalismo.
👁️ Sobre o Observatório
O Observatório da Imprensa é um veículo jornalístico de crítica de mídia mantido pelo Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo, fundado em 1996 pelo jornalista Alberto Dines (1932-2018), com projeto original do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).