11 janeiro, 2025

Nexo Jornal

 

O melhor em dados e infografia do Nexo

Janeiro de 2025

 

Neste mês

5 anos de “nos eixos”: a newsletter faz aniversário este mês. Para comemorar, todos os conteúdos destacados estão com acesso livre.

 

Em detalhes

O ano de 2024 foi agitado, com eleições no Brasil, nos EUA e vários outros países do mundo. Foi um ano marcado também por tensões geopolíticas e por muitas consequências da emergência climática.

Somente em 2024, o Nexo produziu 132 conteúdos de gráficos, sobre esses e outros temas, como Olímpiadas e Censo Demográfico. Foi uma média de um conteúdo a cada dois ou três dias.

Nesta retrospectiva, você confere uma curadoria feita pela nossa equipe com os destaques de gráficos de cada mês. Em 2025, vamos continuar produzindo com a mesma intensidade, com inovação de formatos e conteúdos.

Considere assinar o Nexo. Além de financiar o nosso trabalho, a sua assinatura te dá acesso a todos os gráficos, descontos em livraria e em cursos.

 

> Confira na íntegra: O ano de 2024 nos gráficos do Nexo

 

Outros quadrantes

Os calendários são a forma que diferentes culturas encontraram para mensurar a passagem do tempo. Para isso, normalmente, utilizam os ciclos do Sol e da Lua, ou ainda uma combinação dos dois. O Nexo conta como eles funcionam e quais as diferenças entre os calendários mais conhecidos.

> Confira na íntegra: Como funcionam os diferentes tipos de calendários existentes

No ano que passou, todas as moedas importantes perderam valor frente ao dólar. Algumas menos, como a libra britânica (0,7%), outras mais, como o real brasileiro (26,6%). 

Em dezembro de 2024, Nexo contou porque o dólar está nas alturas e se está na hora de nos acostumarmos com o novo câmbio. Neste gráfico publicado em 2025, comparamos a variação das moedas do G20 ao longo do ano anterior.

> Confira na íntegra: As variações das principais moedas do mundo em 2024

 

Confira também:

Só para assinantes do Nexo

O que a equipe de gráficos do Nexo produz em um mês

Nexo tem uma seção de gráficos desde seu lançamento, em 2015. A maioria dos conteúdos produzidos pela nossa equipe de infografia é publicada lá. Neste mês, vamos contar o que mais produzimos e como é um mês de trabalho da equipe.

Esta seção é exclusiva para assinantes, mas neste mês você pode conferir o conteúdo gratuitamente em nosso site.

Para sempre ter acesso aos bastidores da nossa produção, assine o Nexo e tenha descontos em livros e cursos. 

 
 

Do arquivo

Nesta semana, completaram-se dois anos da invasão dos prédios dos Três Poderes por bolsonaristas que queriam reverter o resultado da eleição de 2022. Além da destruição física dos espaços, os invasores quebraram e danificaram objetos do patrimônio cultural brasileiro, entre quadros de artistas famosos e presentes de outras nações. 

Na ocasião, o Nexo contou a história de alguns dos objetos destruídos em um gráfico. Parte dessas obras foi restaurada e apresentada novamente ao público em um ato simbólico na última quarta-feira.

> Confira na íntegra: A história de obras e objetos depredados nas invasões golpistas

 

No radar

No começo de janeiro, grandes incêndios florestais atingiram Los Angeles, a segunda maior metrópole dos Estados Unidos. Mais de 13 mil construções foram destruídas e quase 200 mil pessoas tiveram que deixar suas casas. Este material da Reuters mostra como os bombeiros estão combatendo os incêndios a partir dos céus, com aeronaves que vão de helicópteros a super aviões-tanque.

> Confira na íntegra: How California fights fires from the skies

 

 

nos eixos é uma newsletter mensal e gratuita. A curadoria é realizada pela equipe de gráficos do Nexo. Caso queira enviar sugestões, entre em contato pelo e-mail dados@nexojornal.com.br.