22 janeiro, 2025

arte!brasileiros

 

Na Rússia, Videobrasil explora intersecções entre vídeo e performance

GES-2 House of Culture. Foto: Anya Todich

Apesar dos milhares de quilômetros que distanciam Brasil e Rússia e dos traços culturais tão distintos entre os países, não parece ser preciso nenhum tipo de “tradução” para que as obras artísticas de um canto do mundo sejam compreendidas, ou ao menos fruídas, no outro lado do planeta. É esta a ideia básica que guia a exposição Videobrasil. Needs No Translation: Four decades of video and performance, que leva a Moscou trabalhos do Acervo Videobrasil representativos de quatro décadas da produção do Sul Global

 

Com curadoria de Solange Oliveira Farkas e Alessandra Bergamaschi, a mostra fica em cartaz até 9 de fevereiro na GES-2 House of Culture, na capital russa.

 

"Videobrasil. Needs No Translation" no GES-2 House of Culture. Foto: Daniel Annenkov ©GES-2 House of Culture.

 

Videobrasil. Needs No Translation apresenta trabalhos que borram as fronteiras entre o vídeo e a performance.

 

"As performances promovem uma conexão mais direta e um diálogo entre países e entre momentos históricos muito diferentes. Embora cada performance garanta espaço para uma discussão mais profunda e levante questões intrigantes de tradução, o imediatismo das expressões corporais supera as divisões culturais e temporais", explicam as curadoras. 

 

Assim, “a exposição apresenta 40 anos de uma arte que ultrapassa os limites, desde os experimentos em vídeo da década de 1980 até as narrativas contemporâneas que amplificam as vozes do Sul Global.", diz Farkas.

 

Além dos trabalhos do Acervo Videobrasil, a mostra incorpora uma curadoria de obras de autoria russa, assinada por Andrei Vasilenko e Dmitry Belkin.

 

 

Leia o texto completo:

 

https://artebrasileiros.com.br/arte/internacional/na-russia-videobrasil-explora-interseccoes-entre-video-e-performance/