03 setembro, 2024

Observatório do Secularismo


 


Facebook Twitter personalizado Linkedin 
O Observatório do Secularismo é um projeto da Europa Secular.
A Europa secular defende o secularismo como um princípio democrático de coexistência, necessário numa sociedade diversificada .
Como associação não aceitamos subsídios , os nossos projetos são sustentados graças às taxas e doações de associados e apoiadores .
O seu envolvimento permite-nos ir mais longe.

FORA DO COMUM

Restauração de bens religiosos com fundos públicos

Visita da Comissão de Cultura do Parlamento de Navarra à igreja em março. U.L.
Relação de bens religiosos com projetos de manutenção com financiamento público que foram identificados no último mês. Em Espanha: Património arquitectónico: A Xunta destina 145.000 euros para reparar uma igreja em O Saviñao (Lugo). A Câmara investe 47.659 euros na recuperação da cobertura da Igreja de Cascajosa (Soria). Conselho Provincial e Bispado de Segóvia destinam 300 mil euros…

MAIS +

ACADEMIA

OPINIÃO

NACIONAL

Juan Cofiño (PSOE), presidente da Junta Geral, também não participará na missa do Dia das Astúrias em Covadonga e a oposição revolta-se

O presidente em exercício do Principado, o socialista Adrián Barbón, com o presidente da Junta Geral, Juan Cofiño, após a realização da primeira reunião institucional na sede parlamentar.
O presidente da Junta Geral do Principado dirige-se a Sanz Montes na sua carta: “O exercício da liberdade de opinião por parte das pessoas que exercem responsabilidades públicas deve estar sujeito ao filtro da prudência”. , Juan Cofiño, publicou neste sábado uma carta aberta ao arcebispo de…

MAIS +

Reações à recusa de Barbón em ir a Covadonga (e um único precedente com Pedro de Silva)

“Acho que a minha ausência contribui para reduzir a polarização”, afirma o Presidente, que recebe duras críticas da direita pelo seu “sectarismo”. Adriana Lastra sugere que também não irá e Sanz Montes permanece em silêncio, embora partilhe uma mensagem do PP. o líder Adrián Barbón, presidente do Principado, não irá a Covadonga no próximo domingo, 8 de setembro, para o tradicional…

MAIS +
À esquerda, Adrián Barbón e Jesús Sanz Montes. /CAROLINA DIAZ

Salvador Illa 'retira-se' para o mosteiro de Poblet com seus conselheiros para preparar o rumo político

Salvador Illa e Rafel Barruè RRSS
Comentários do Observatório: Em linha com o humanismo cristão anunciado que orienta os passos do novo presidente catalão, a sua primeira reunião de trabalho governamental realiza-se num local "normalmente preparado para visitantes ou pessoas que desejam passar alguns dias para meditar e viver momentos de pura espiritualidade", segundo declarações de um dos responsáveis ​​do mosteiro. Em …

MAIS +

INTERNACIONAL

Um partido evangélico suíço ameaça realizar um referendo para proibir a Eurovisão 2025 em Basileia por considerá-la “propaganda gay”

Suíça e Nemo vencem o Eurovision 2024.
A emissora pública suíça garante que, mesmo que a proposta avance, a Eurovisão acontecerá. Um partido político evangélico na Suíça ameaçou propor uma iniciativa popular para impedir a celebração do concurso da Eurovisão no próximo ano na cidade de Basileia, considerando que se trata de “um evento de propaganda da mídia homossexual e desperta”. …

MAIS +

Tribunal Constitucional da Polónia defende educação religiosa

Litígio sobre o ensino religioso na Polónia O litígio perante o Supremo Tribunal diz principalmente respeito à questão de "se as crianças do 1.º ao 3.º ano, por exemplo, podem frequentar a disciplina de religião em conjunto se menos de sete alunos de uma turma estiverem inscritos no ensino opcional". assunto por seus pais. Julia Przylebska é a juíza…

MAIS +
©CDC, Pexels

Dois homens serão julgados na Suécia por queimarem o Alcorão

Dois homens serão julgados na Suécia por queimarem o Alcorão
Dois homens serão julgados na Suécia depois de terem queimado o Alcorão Sagrado várias vezes durante os protestos do ano passado, provocando indignação generalizada nos países muçulmanos. Os procuradores suecos afirmaram na quarta-feira que Salwan Momika e Salwan Najem cometeram “crimes de agitação contra um grupo étnico ou nacional” quatro vezes distintas. As acusações indicam que ambos profanaram…

MAIS +


Observatório do Secularismo e do Secularismo
Europa secular
observatorio@laicismo.org
Cidad3: Imprensa Livre!!!