A Roménia teme ficar sem mão-de-obra barata. Sim. É o que diz Raúl Sánchez Costa na Carta do Correspondente desta semana . Porque? Bem, porque o país vai aderir ao espaço Schengen e, assim, abrir caminho aos trabalhadores de países terceiros, especialmente asiáticos, para países onde o trabalho é muito melhor remunerado.
E do barato saltamos para o caro. Calçado desportivo que custa mais de 150 euros o par e cujo sinal de venda nunca é afixado. São aqueles desenhados pelo ex-atleta Olivier Bernhard, inicialmente chamado de Frankenstein, mas que se tornaram uma espécie de génio para os atletas que, 15 anos depois, levaram a empresa a valer 11,5 mil milhões de euros na bolsa. Esta é a On, a marca que convive com Nike, Adidas ou Puma em tecnologia, embora em vendas ainda esteja longe, com 1.659 milhões de euros, como narra Carlos Arribas neste retrato .
Concluímos esta revisão da edição semanal com Paul Krugman, que afirma que Donald Trump não é Dom Quixote, mas também tem algo contra os moinhos de vento. O Prêmio Nobel de Economia usa o ex-presidente para atacar os milionários. Em sua coluna Cuidado com a maldade dos poderosos, ele garante que eles preferem a bajulação ao dinheiro.
Caso queira recuperar os artigos mais vistos da semana, deixamos aqui:
Obrigado por estar do outro lado da tela. Se você recebeu esta newsletter, pode se inscrever para recebê-la neste link . |