15 novembro, 2023

Surgia oficialmente a Umbanda!

 


Em 15 de Novembro de 1908, o Médium Kardecista Zélio Fernandino de Moraes, incorpora o Caboclo das 7 encruzilhadas, na Federação Espírita de Niterói, RJ.

Surgia oficialmente a Umbanda, expressão que veio do Banto e significa “aquele que cura”. 

Pai ou Mãe de Santo que cobrar para atende-lo, desconfie.



 A Umbanda tem a Missão de ajudar as pessoas sem pedir nada em troca. Para o Umbandista Verdadeiro, a única recompensa é a Evolução Espiritual da Entidade e do Médium.

Macumba: Instrumento de Percussão. Usado na época da escravidão, para atrair e avisar aos irmãos negros, que iria ter Saudação aos seus Orixás.



"Vovó de Santo com 102 anos (2022)

SVO: Certa vez, numa roda com Amigos e Conhecidos, falei sobre Minha Admiração e Respeito com Charles Chaplin e Walt Disney.
Um cristão, recém Conhecido, me disse que Eu como brasileira devia gostar só de Artista do Meu país.... blá blá blá...
Deixei ele terminar sua pregação, e, transcrevo nossa conversa:

Eu: Seguindo sua lógica, o Sr. deveria ser Umbandista...
Ele: Credo....
Eu: Umbanda é a única religião que Nasceu aqui...
Seguindo seu discurso.... Saravá!!!
Ele: sangue de Jesus tem poder....
Eu: lamento ser portadora de má noticia, mas o Belém que Nasceu seu Salvador, não é no Pará, Brasil... então... Coerência "irmão"....

Ainda bem que ele virou as costas e saiu....
Mesmo naquela época, que Eu não fugia de uma discussão, pude continuar com Minha noite Agradável com pessoas idem.


"Cão Guia"