21 novembro, 2023

A Revolta da Chibata. Luta, Coragem e Bravura! Minha História: João Cândido um sonho de Liberdade. Camisa Verde e Branco/SP.





Orgulhosamente a Verde e Branco vai passar Abram alas que a minha história eu vou contar Sou o Almirante Negro, um Bravo Feiticeiro, O Grande Dragão do Mar Não é ilusão o que vocês veram A Marinha tinha preconceitos e injustiças E nos Pampas minha infância foi trocada Por batalhas imortais, me Revoltando No Navio Minas Gerais Na batida do Tambor ô ô ô O lamento se escondia la laia } BIS E na chibata do senhor O movimento de Revolta se expandia Assim, o tal Catete enganava, O mundo inteiro com a anistia aclamada Na Ilha das Cobras a vingança foi voraz Ignoraram a bandeira da Paz E o sofrimento rumo à Amazônia Selava destinos, fim da Vida ou escravidão Glória ao nosso povo brasileiro Meu sonho hoje é verdadeiro Sou Mestre-sala, João Cândido, o Guerreiro Vou Navegar - eu vou eu vou Vem nesse Mar de amor amor } REFRÃO Sou Barra Funda sou Samba no pé Gira baiana seu gingado tem axé.


Revolta da chibata que exigia o fim dos castigos corporais, Melhores Salários e Alimentação para os Marinheiros.

Foram enganados: "autoridades" prometeram se a greve acabasse, eles seriam anistiados e atendidos. Marinheiros cumpriram a sua parte. Só eles.



Assim que pisaram na Terra, foram presos e enviados para ilha das cobras... pena de morte...

A Escola de Samba Camisa Verde e Branco, de Sampa, trouxe para a Avenida a história desse Herói e de sua Revolta. Seu Samba-de-Enredo.


Cidad3: Arte - Conhecimento - Solidariedade!!!  
Imprensa Livre!!!