04 dezembro, 2014

Ben & Jerry’s leva recompensa para quem está transformando São Paulo numa cidade mais humana



Paz, amor e sorvete. Foi com esse lema na cabeça que dois caras se juntaram para abrir uma sorveteria em um posto de gasolina reformado em Burlington, no estado americano de Vermont. O ano era 1978. Passados doze meses, a dupla celebrou o primeiro aniversário da loja promovendo o Dia da Casquinha Gratuita. Mal sabiam eles que a Ben & Jerry’s conquistaria apreciadores muito além das fronteiras dos Estados Unidos. E que a distribuição gratuita de sorvetes se tornaria um evento recorrente em vários países.
Tornar o mundo um lugar melhor é um valor que sempre esteve enraizado nas iniciativas da companhia. Para isso, a Ben & Jerry’s mantém o foco nos seres humanos e no meio ambiente. Seja apoiando a agricultura familiar regional, seja doando boa parte dos lucros para projetos sociais, seja protestando contra a exploração de petróleo no Alasca. E também através de seus sorvetes inusitados com pedaços gigantes de recheio, onde muitos sabores foram criados a partir das sugestões das pessoas. Paz, amor e sorvete é a premissa, que se reafirma a cada nova ação.
Logo ao chegar no Brasil e abrir sua primeira loja em São Paulo, a Ben & Jerry’s realizou um divertido piquenique no meio da rua. 
Na capital Paulista, a sorveteria encontrou um ambiente humano em ponto de ebulição, com as pessoas manifestando de diversas formas e a todo momento um desejo de ocupar áreas públicas para tornar a cidade um lugar melhor. E se tem algo que a Ben & Jerry’s busca é estar próxima a quem transforma positivamente o espaço onde vive. Para isso, conta com o social artist Rodrigo Guima, cuja missão dada pelo próprio Jerry durante sua visita no Brasil é de trazer para perto estes movimentos, entender suas necessidades e fazer com que cheguem cada vez mais próximo de alcançar seus objetivos. Guima é conhecido na roda dos movimentos desde que realizou o Aqui bate um Coração, uma intervenção urbana.
Para ajudá-lo nessa missão, uma kombi hacker foi criada para circular pelas ruas, e de tempos em tempos estacionar junto a esses movimentos organizados pelas pessoas para oferecer sorvete, tomadas para recarregar celulares e até banquinhos para as pessoas sentarem no meio da rua.
JerryGuima
Foto © Ian Thomas
JerryAthos
Foto © Guima
Jerry
Foto
© Guima

batata04
batata02
batata13
Com exceção dos botecos ao redor, as pessoas não param por ali. Apenas passam. Mas um grupo começou a organizar voluntariamente ocupações no local todas as sextas ao final do dia. É o projeto A Batata Precisa de Você, que traz atividades culturais das mais diversas vertentes para mostrar todo o potencial do Largo da Batata e fazer um alerta para as melhorias necessárias.
batata14
Já foram plantadas mudas e realizadas diversas intervenções artísticas, que trouxeram mais cores e vida ao que seria apenas um grande cimentado. A partir das 18h, é só chegar com sua cadeira de praia, banquinho ou rede para apreciar confortavelmente as atividades.
batata11
batata16
batata12
batata06
batata15
batata17
No dia em que o Hypeness esteve por lá, quem se apresentou foi o grupo Reza Paz.
batata25
batata27
batata28
Com uma performance em roda que mistura teatro, tambores, cânticos e dança, o grupo trouxe bons fluídos para o largo. Uma porção de curiosos se juntou ao redor para apreciar.
batata29
batata30
batata31_OK
batata34
Pouco depois do término da apresentação, a kombi da Ben & Jerry’s encostou na praça.
batata39
batata38
E o fim do dia no Largo da Batata ganhou alguns sabores a mais. Trabalhadores encerrando o expediente, estudantes, skatistas, ciclistas, camelôs. Cada um se aproximando à sua maneira e logo a fila do sorvete estava formada.
batata45
batata55
batata54
batata42
Quem muda o mundo merece recompensa. Foi por esse motivo que a Ben & Jerry’s esteve no Largo da Batata distribuindo gratuitamente seus sorvetes para quem estava ali se propondo a utilizar a rua de uma forma diferente e criativa. Dessa forma, o sorvete também passa a ser mais uma ferramenta para atrair pessoas e tornar o momento uma oportunidade de dialogar pessoalmente com a população sobre os objetivos dos movimentos e da importância da participação de todos.
batata44_OK
batata57
Na ocasião também foi distribuído o Dim-Dim. A ideia é que, ao ganhar um Dim-Dim, você dê ele a outra pessoa que também esteja mudando a cidade para melhor. Cada Dim-Dim pode ser trocado por um sorvete na loja da Ben & Jerry’s, em São Paulo.
batata35
batata36
Música, dança e pessoas de todos os tipos ocupando o espaço público em uma sexta-feira qualquer. Foi o que encontramos no Largo da Batata, quando acompanhamos a movimentação da Ben & Jerry’s. Já imaginou como seria se todo dia tivesse um pouquinho mais de paz, amor e sorvete?
batata58
batata51
batata59_OK
batata41
Para acompanhar as novidades de Ben & Jerry’s no Brasil e ficar sabendo onde a Kombi vai estacionar, siga a marca no Facebook, InstagramTwitter e pelo site oficial.



Ben & Jerry’s leva recompensa para quem está transformando Sao Paulo numa cidade mais humana



Saúde, Sorte e $uce$$o: Sempre.